Brownie de caneca – finalmente!

Brownie de caneca, ou bolo de caneca se você preferir, dá pra fazer os dois e dá pra inventar mais um pouco em cima dessa receita.

brownie de caneca

Eu sempre gostei de bolos de caneca, e acho que foi a única coisa que senti falta na minha época sem micro-ondas. E talvez tenha sido só pela ausência do aparelho que eu tenha ficado tanto tempo sem atualizar essa receita.

Explico: o post original é de 2015, com uma foto bem feinha mas uma receita que eu queria muito deixar registrada. Escrevo esse texto, agora, em 2022, já com fotos novas e até um vídeo curtinho que vai pras redes sociais. Mas a receita continua basicamente a mesma. Então vamos a ela!

Eu tenho um pouco de resistência de chamar essa receita de brownie de caneca porque não leva manteiga. Mas depois que tivemos alguns brownies sem manteiga, acho justo manter esse nome. A receita original veio do Inspired Taste, e tem alguns ingredientes que nunca entraram na minha cozinha, como óleo de coco. Mas eu vou falar mais de cada ingrediente:

Uso óleo vegetal neutro por pura preguiça de derreter a manteiga antes de começar a receita em si. É claro que os resultados ficam diferentes, mas eu tenho pra mim que quando faço um bolo de caneca eu quero é um docinho gostoso e rápido, e não tentando atingir a perfeição gastronômica. Então se você prefere manteiga, vai lá, vai dar certo também!

brownie de caneca

Ainda nas minhas limitações: aqui chocolate em pó é bem mais fácil de encontrar do que cacau, então é ele que uso normalmente. Dá pra fazer com cacau, chocolate em pó e até achocolatado, ficando mais úmido e doce a medida que a gente caminha nessa linha. Então sim, se você prefere algo menos doce use cacau e dobre a quantidade de café.

Falando no café: se não gosta troque por qualquer outro líquido. Suco de alguma fruta, leite e até água morna. Já fiz com tudo e tudo funciona. Leites vegetais inclusos. Por último nos ingredientes, também dá pra mudar o açúcar. O mascavo resulta num bolo mais úmido e mais com cara de brownie mesmo. Mas na falta dele o açúcar refinado funciona bem também. E pra quem preocupa com o sabor: das vezes que usei o mascavo ele nunca deixou um sabor forte o bastante pra me chamar a atenção.

Agora, o que vai realmente mudar o seu brownie de caneca é o tempo de cozimento. E aí, depende de aparelho. Pra mim, o ideal são 1:30min pra ficar com aquela textura de brownie bem úmido, tipo um bolo que não cozinhou direito. Na receita eu indico começar a conferir a partir de 1min pra ir vendo como funciona aí na sua casa.

Por último, uma dica pra deixar o brownie com cara de sobremesa mesmo. Quando eu tô muito formiga gosto de misturar pedacinhos de chocolate na massa. Só um punhado, picado grosseiramente e salpicado na massa no final. Fica gostoso demais! Quando a preguiça bate e a despensa permite faço como está nas fotos: um pouco de caramelo por cima do bolo já cozido e já tenho um docinho diferente.

brownie de caneca

brownie de caneca

Brownie de Caneca

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 2 colheres sopa farinha de trigo
  • 4 colheres sopa chocolate em pó 50%
  • 4 colheres sopa açúcar veja texto acima
  • 1 pitada sal
  • 2 colheres sopa óleo vegetal
  • 1 ovo
  • 1 1/2 colheres sopa café forte

Instruções
 

  • Na caneca (ou tigela) bata o ovo com o sal e o óleo. Vale usar um fouet pequeno ou um garfo mesmo. Acrescente os outros ingredientes, um a um, batendo a cada adição.
  • Leve ao microondas por 1min, confira a textura e aumente o tempo conforme o se gosto.