Ginger Man

Ginger man tem história aqui. Já tentei algumas vezes fazer o tal “Homem Biscoito de Gengibre”, falhei miseravelmente algumas vezes, cheguei perto outras, mas dessa vez eu acertei, ficou uma delícia!!!

ginger man

Esses bonequinhos são meio famosos principalmente porque a criançada americana deve adorar fazer e, principalmente, comer. A verdade é que o sabor gengibre em coisas doces não é muito comum por aqui. Mas deveria ser porque o sabor super suave do gengibre combina muito com o biscoito!

(numa das falhas miseráveis eu devo ter usado 1kg de gengibre porque aquele ficou horrível….)

A receita veio lá do panelinha, mas pela primeira vez precisou de reparos nessa cozinha. A primeira leva feita exatamente de acordo com o site ficou com uma textura esquisita e começou a queimar antes de assar. Um pouco mais de farinha, uma segunda ida a geladeira e pronto: biscoitos crocantes e que seguram a forma dos bonequinhos! O último desafio foi confeitar fazendo as carinhas, e aí vem a prova de que realmente eu não nasci pra ser artista plástica…. Mas ainda assim, a graça deles é cada um ser do seu jeito, com cara de feito em casa mesmo, então tá valendo!

Atualização: em 2018 refiz esses biscoitos para gravar o passo, e fazer as fotos novas que ilustram esse post. A maior diferença é que dessa vez não levei para o congelador e sim para a geladeira; acabei achando melhor… E também mudei o glacê de confeitar. Na primeira vez usei açúcar de confeiteiro com água e dessa última usei açúcar com clara de ovo que fica bem mais fácil de confeitar já que seca mais rápido.

Ginger Man – original aqui

50g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres sopa de mel
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de gengibre em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 ovo médio

Leve ao fogo o açúcar com a manteiga e o mel até que derreta.
Enquanto isso em uma tigela peneire todos os ingredientes secos e misture.
Junte o ovo aos secos e comece a misturar. Vá acrescentando a mistura derretida aos poucos e misturando até ficar uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira por 30min a 1 hora .

Para abrir a massa mais facilmente eu usei o próprio filme plástico que usei pra cobrir:
Enfarinhe o filme plástico como se fosse a bancada e coloque a massa sobre ele, dobre o plástico cobrindo a massa e abra com um rolo. Dessa forma quando cortar a massa ela sairá do plástico sem perder a forma do cortador. Transfira os biscoitos para uma assadeira com silicone ou untada e enfarinhada. Leve as assadeiras para a geladeira por 30min e depois leve ao forno a 180°, já aquecido, por 25min.

Dica: se não quiser abrir a massa no plástico lembre de enfarinhar bastante a bancada e use uma espátula para retirar os biscoitos cortados sem perder a forma.

Deixe que os ginger man amornem antes de tirar da forma e deixe que esfriem completamente antes de confeitar.

Para confeitar vale usar açúcar refinado mas o de confeiteiro é melhor. Misture algumas colheres de açúcar com um pouco, bem pouco, de água. Vá colocando gotas de água aos poucos até formar uma pastinha meio mole. Para facilitar é só colocar em uma manga de confeiteiro (ou sacola cortada) com um bico perlê pequeno e exibir seus dotes artísticos.

Atualização: para fazer o glacê com clara é só misturar também, aos poucos, até conseguir uma consistência boa de trabalhar. Pode acrescentar umas gotas de baunilha ou limão se quiser. Se sobrar glacê envolva o saco de confeiteiro em plástico, vedando bem, e guarde na geladeira por até uma semana.

Salvar