Sorbet de Kiwi

E começou o ano! (e eu tirei uma semaninha a mais de férias pra recarregar….) E pra começar bem, enfrentando o calor do qual eu reclamo tanto, vamos de Sorbet de Kiwi!

Sorbet é meio que um primo, ou um irmão mais velho, do sorvete que não leva leite ou creme. Por isso mesmo o sorbet é, além de mais leve e menos calórico, uma opção pra quem tá dispensando a lactose da vida.

(não é o meu caso, mas eu adoro uma novidade…)

Basicamente é fruta batida e congelada, um pouco de água ou suco pra ajudar a transformar a fruta em purê, talvez um pouco de limão pra não escurecer. E claro, açúcar. O açúcar, tecnicamente, é pra ajudar a diminuir a formação de cristais de gelo. Assim o sorbet fica mais cremoso e parecendo menos com uma raspadinha.
Pra mim o açúcar é importantíssimo porque ele adoça…rs

Fiz questão de dizer fruta (sem especificar) porque dá pra inventar com o que quiser. O resultado no entanto vai variar bastante dependendo da fruta escolhida. Um sorbet de manga vai ser bem mais cremoso e denso que um sorbet de limão, por exemplo.

O de hoje veio de um site gringo e me encantou porque foi a primeira vez que tive vontade de fazer uma receita com kiwi! E que sorte, pois ficou uma delícia. Cremoso sim, por mais que eu não acreditasse que fosse ficar; e ainda por cima mega refrescante! Mudei um pouquinho as quantidades, e isso é tranquilo pois essa é uma receita bem livre. Por isso, prove o purê antes de adoçar pra ver se vai precisar usar todo o “xarope” de açúcar, e se for o caso, vale adoçar um pouco mais depois também. Só dê preferência para o refinado por ser mais fácil de dissolver.

Sorbet de Kiwi – original aqui

10 kiwis
3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
2 colheres sopa de limão

Misture o açúcar com o a água e leve ao fogo baixo apenas até dissolver o açúcar. Retire do fogo e espere esfriar.
Descasque e pique os kiwis e junte com a calda de açúcar e o limão em um processador com lâmina e bata até ficar uma mistura homogênea.

(Pra quem não tem processador, dá pra fazer no liquidificador também, mas provavelmente as sementes não ficarão inteiras. É uma pena visualmente, mas não interfere muito no sabor.)

Leve esse “suco” para o congelador por cerca de 1h, não precisa congelar totalmente nessa primeira parte. E então volte tudo para o processador e bata novamente até ficar homogêneo. Volte ao congelador por mais 3h. E então processe novamente. E finalmente volte ao congelador por 8-12h. Todo esse vai e volta é para que o processador quebre os cristais de gelo que vão se formando e assim o sorbet fique mais cremoso. Quanto mais repetir o congela-processa menos cristalizado o resultado final. Portanto se achar muito parecido com uma raspadinha é só processar de novo e congelar depois.
E dependendo da temperatura do local vale deixar fora do congelador uns 30min antes de servir.

Salvar