Devil’s cake, bolo de chocolate ultra úmido

Eu sei que esse é um especial de verão, e que bolo de chocolate não é exatamente característico dessa época. Mas o bolo é tão bom, tão bom, que não aguentei esperar pra publicar. E claro, você sempre pode servir com uma bola de sorvete e pronto! 😉

Diz a lenda que o nome devil’s (diabo) é por conta de esse bolo parecer o contrário do angel’s (anjo) cake. Enquanto o angel é um bolo branco, bem branco, que leva apenas claras, o devil’s é um bolo extremamente escuro por conta do cacau em contato com o ácido do buttermilk. Ele também é meio parente do red velvet. E como ambos são receitas antigas de família, é possível achar meio termos entre os dois, ou ainda a mesma receita com ambos os nomes em diferentes locais.

O mais importante é: esse é um bolo de chocolate, bem escuro, mega fofo, ultra úmido. Ele é ótimo pra rechear por não ser muito doce, e normalmente é servido com recheio e cobertura. Mas também fica ótimo assim, só com um pouco e chocolate em pó polvilhado por cima, ótimo pra acompanhar uma xícara de café!

A receita veio do MdeMulher (que raios de nome é esse gnt?!) e achei em pesquisas aleatórias no google, creio eu. Apesar dessa origem meio por acaso, acabei não fazendo nenhuma grande alteração na receita. A original fala em buttermilk mas o próprio site sugere o leite com limão, que é minha saída habitual pra substituir o ingrediente gringo. E enquanto a receita fala em cacau em pó eu usei chocolate em pó.

(Já estamos todos familiarizados com a minha dificuldade em conseguir cacau em pó? Pra quem chegou hoje: esse ingrediente não existe por aqui! Então uso chocolate 50% cacau e adapto as quantidades de chocolate e de açúcar pra ajustar tudo.)

Antes de começar a receita só mais uma coisa: parece ser uma receita muito grande, mas é só tamanho mesmo. São vários passos, mas são passos bem simples e no fim das contas acaba sendo uma receita bem simples.

Devil’s Cake – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
1 xícara de chocolate em pó 50%
1 xícara de água morna
1/2 xícara de leite
1/2 colher sopa de limão
1/2 colher sopa de baunilha
1/2 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de açúcar mascavo
110g de manteiga sem sal – temperatura ambiente
2 ovos
1/4 xícara de chocolate em gotas – usei meio amargo

Misture o leite com o limão e a  baunilha e deixe descansando por 20min.
Enquanto isso peneire em uma vasilha: a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve.
Em outra vasilha dissolva o chocolate em pó na água quente e reserve também.
Bata a manteiga com os açúcares até formar um creme fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez. Quando estiver uma mistura homogênea acrescente a mistura de chocolate com água e bata até incorporar completamente.

Reduza a velocidade da batedeira (ou do seu braço) e acrescente metade da mistura de farinha. Depois que toda a farinha tiver sido incorporada junte a mistura de leite, só então junte o restante da farinha. Sem bater adicione as gotas de chocolate e misture delicadamente. Leve ao forno a 180°, em uma forma com papel manteiga ou untada, por cerca de 40min.

Salvar