Bolo de baunilha básico, ou colorido

Hoje tem bolo básico de baunilha, nem tão básico assim, que aceita ser empilhado, confeitado, esculpido…enfim, pau pra toda obra. Além claro de ser gostoso, fofinho, fácil de fazer…. Aquelas receitas boas de ter sempre a mão sabe?

A receita original veio do How to Cake it, site de receitas do canal com mesmo nome, (Visitem o canal, tem cada bolo mais lindo que o outro), mas eu precisei fazer algumas pequenas mudanças nas proporções pra fazer dar certo. Nada de muito grande, é que a receita original é pesada em libras e na conversão para nossas medidas sempre dá uma variada. E falando em medidas, eu fiz um mini-bolo de apenas 15cm, mas essa receita aceita ser aumentada até bolos de 40cm fácil.

Pra quem não quiser um bolo de baunilha, vale trocar a essência para o que quiser. A baunilha é a padrão porque esse é um bolo para ser confeitado, e aí dá pra usar o recheio e a cobertura dos sabores que forem que vai combinar. Pelo menos eu não consigo imaginar nenhum sabor que não combine com baunilha. Alguém aí imagina?

Ah sim, como estamos em vésperas de carnaval o bolo de hoje ganha confetes coloridos na massa. Mas é só firula minha mesmo…

Bolo de Baunilha – original aqui
rende uma forma de 15cm

75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de essência de baunilha
2 ovos
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 1/4 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
4 colheres sopa de confeito colorido – opcional

Em uma vasilha peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até virar um creme fofo. Acrescente os ovos um de cada vez batendo a cada adição.Quando a massa estiver homogênea vá acrescentando os secos e o leite, aos poucos e intervaladamente, batendo a cada adição também. Se for colocar o confeito colorido ele entra por último.
A massa vai ficar lisa e bem leve, mas não líquida. Transfira para uma forma untada e enfarinha ou forrada com papel manteiga e asse em forno já aquecido a 180° até que doure.
Espere esfriar completamente (mesmo!) antes de desenformar.

——————————-
Em 2015: Biscoitinhos de fubá com limão

Salvar