Bolo de iogurte

Consegui, com uma tia minha, aquela gororoba que vc vai alimentando e vai gerando iogurte… E o que fazer com tanto iogurte? Bolo ué!

Essa receita foi anotada num papelinho muito tempo atrás, vinde de uma reportagem que listava alguns bolos da loja Entreposto. Nunca fui na loja, nem provei os bolos, mas fui com a cara desse bolo de iogurte.

E dei sorte porque realmente ele é uma delícia! A massa é fofa mas não tem a textura tradicional de bolos amanteigados. Esse é mais um pouco mais leve e esponjoso. O gosto de iogurte pode ser bem pronunciado, deixando o bolo um pouco azedinho, se você usar o iogurte caseiro, como eu fiz. Se usar o iogurte de potinho, comprado no mercado, o gosto fica bem mais suave, mas não menos gostoso.

O toque do açúcar com canela na forma também é ideal, já que o doce da casquinha equilibra o azedinho do iogurte. Imagino que a baunilha da receita original também tenha esse papel, mas eu ignorei a presença dela na receita e não senti falta. Se você prefere algo mais doce o acompanhamento perfeito é uma calda de caramelo simples! Falta só a xícara de café e pronto, refeição completa.

Bolo de Iogurte da Entreposto – original aqui

2 ovos
1/2 copo de iogurte
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 xícara de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó

Em uma vasilha misture o trigo e o fermento e reserve.
Bata no liquidificador o restante dos ingredientes até ficar homogêneo. Acrescente essa mistura a farinha e misture delicadamente até incorporar tudo.
Unte uma forma e cubra com a mistura de açúcar com canela. Transfira a massa para a forma e leve ao forno a 180° até que doure.
Pra finalizar cubra com um pouquinho de açúcar com canela, mas apenas depois que esfriar.

Salvar