leite frito

Mais uma receita de nome estranho, e formulação estranha também já que é basicamente mingau frito. Mas puxa vida, é uma delícia!

A primeira vez que ouvi falar no tal leite frito foi numa foto da Roberta Sudbrack e achei que era coisa de alta gastronomia experimental e larguei mão… (na época eu tava ouvindo o nome dela pela primeira vez e não tinha ideia do tipo de cozinha que ela praticava)

Na segunda vez foi através de uma cena de novela passada numa cidade pequena do interior. Daí fiquei mais curiosa ainda. E descobri que essa é uma sobremesa do norte da Espanha e que, como boa receita tradicional, existem milhares de versões. Algumas são mais básicas, com poucos ingredientes, outras tem uma lista enormes de coisas pra juntar na panela. Já algumas são mega perfumadas com diversas especiarias enquanto outras tem apenas um ingredientes pra saborizar o leite.

Acabei fazendo um meio termo entre todas as opções que encontrei. Preferi as versões mais simples, com poucos ingredientes. E na hora de saborizar o leite escolhi as raspas de limão, principalmente porque achei muito diferente colocar limão no mingau e queria experimentar. Outra variação é na hora de fritar. As principais opções são passar na farinha de trigo, passar na farinha de trigo e então no ovo, ou passar na farinha de rosca. Optei pela farinha de rosca por dois motivos: minha receita é pequena e eu detesto quando sobra ovo de empanar, e a farinha de rosca sempre deixa uma casquinha crocante que eu gosto.

Na hora de servir o mais comum é cobrir com açúcar e canela. Pra quem quer algo mais festivo, eu vi muitas fotos do doce puro sendo servido com doce de leite molinho. E pra quem quer algo mais leve, a gente provou sem o açúcar por cima e ficou muito bom também!

Leite frito

500ml de leite
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de açúcar cristal
1 ovo
raspas de 1/2 limão
farinhas de rosca e óleo para fritar

Prepare uma vasilha, de preferência quadrada, forrando o fundo e as laterais com filme plástico.
Em uma panela dissolva completamente o amido em um pouco de leite. Acrescente o restante do leite, as raspas de limão e o açúcar. Peneire o ovo para retirar a película da gema e transfira para a panela. Misture tudo muito bem e leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau espesso.
Transfira para a vasilha preparada e leve para a geladeira por algumas horas, até firmar.
Corte quadrados do tamanho desejado, passe na farinha de rosca e frite, por imersão, em óleo bem quente. Não mexa enquanto não estiver dourado, para evitar que ele se desmanche na panela. Depois de dourados deixe escorrer em papel toalha. Logo antes de servir passe no açúcar com canela.

—————————
Em 2015: Bolo de Capim Limão

Salvar