Bolo de coco com doce de abóbora – drops

Bolo de coco com doce de abóbora e um post totalmente atualizado já que essa receita merece um pouco mais da nossa atenção.

bolo de coco com doce de abóbora

A primeira vez que fiz esse bolo ele foi a coisa mais improvisada do mundo. Foi tanto que esse post nem ganhou receita, só links pras receitas bases e algumas anotações sobre as mudanças feitas. Agora, em 2019, eu resolvi dar pra essa receita a atenção que ela merece, um vídeo com passo a passo, fotos novas e sim, ainda tem alguns links.  Principalmente porque o doce de abóbora merece um post só dele, que já existe e tá bem explicadinho.

Então por aqui ficamos com a receita do bolo de coco, agora aprimorado, algumas dicas de montagem de bolo de 2 andares, e as tradicionais possíveis substituições. Por exemplo, eu não usei leite de coco nesse bolo porque ele já leva manteiga, então se você tem problemas com lactose já não vai fazer essa massa mesmo. Mas se quiser pode sim usar o leite de coco no lugar do comum. Fica mais gostoso ainda se você animar de fazer o leite de coco caseiro.

bolo de coco com doce de abóbora

Outra substituição que é possível? O coco ralado pode tanto ser fresco quanto de pacote. As características que ele tem que ter é, ser ralado fino e não ser seco. Então, se for usar o fresco, atente para o lado do ralado que vai usar. E se for usar o de pacote, atente para comprar o do tipo úmido. Pode ser do adoçado ou não, essa parte não interfere muito na textura da massa e sim no sabor, então vai do seu gosto e do que você encontra por aí.

E claro, você pode desencanar do bolo de coco com doce de abóbora e fazer bolo de coco com o que quiser. Essa massa é bem básica e combina com vários recheios. Então se você escolheu outra coisa, por favor e conte nos comentários como você fez e como ficou!

Bolo de coco com doce de abóbora

Bolo
150g de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de açúcar refinado
4 ovos
1 1/4 xícara de coco ralado
1 1/4 xícara de farinha de trigo
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 xícara de leite

Prepare duas formas, uma de 13cm e uma de 15cm: unte o fundo e as laterais com manteiga, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição. Junte o coco, o fermento e o sal e bata até ficar homogêneo. Então comece a intercalar, aos poucos, a farinha e o leite, também batendo a cada adição. Quando a massa estiver homogênea de novo divida entre as duas formas e leve para assar a 200C. Quando o bolo estiver totalmente assado e dourado, deixe esfriar antes de montar.

Montagem
2 xícaras de doce de abóbora com coco – receita aqui
1 xícara de xarope simples
açúcar de confeiteiro
cubinhos de abóbora doce – receita abaixo

Desenforme os bolos, retire o papel manteiga e corte os dois ao meio. Molhe cada metade de bolo com 1/4 xícara de xarope. Recheie cada bolo com 1 xícara de doce de abóbora com coco, acertando o recheio com uma espátula para não ficar vazando pelas laterais. Leve os bolos para a geladeira por pelo menos 1h.

Para facilitar a montagem (e também a hora de servir) eu deixei o bolo menor em um disco do tamanho dele, e o bolo maior em um disco um pouco maior. Antes de empilhar os bolos cubra os dois com uma camada de açúcar de confeiteiro. Transfira o bolo maior para o prato, ou boleira, e centralize o bolo menor sobre ele. Decore com os cubinhos de abóbora doce e pronto.

Cubinhos de abóbora doce
1 1/2 xícara de abóbora em cubinhos
3/4 xícara de água
3/4 xícara de açúcar

Junte tudo em uma panela e deixe em fogo baixo até que a abóbora cozinhe. Esses cubinhos duram mais de semana na geladeira, em vasilha tampada. Você pode guardar tanto secos quantos imersos nessa calda. Antes de colocar no bolo deixe escorrer o excesso de calda, usando uma peneira ou escorredor.

Salvar