Massa de chocolate pra torta

Começando o intensivão chocolate, duas semanas só com receitas com o melhor ingrediente do mundo. E pra começar uma bem versátil: massa de chocolate para torta, pra combinar com qualquer recheio!

Eu sei que páscoa pode ser bem mais do que chocolate, em mais de uma religião esse é um feriado que reúne a família em volta da mesa. Mas aqui no Cozinha quem reina é o doce mesmo, então pulemos direto pro cacau e suas variações. A ideia é dar sugestões pra quem (como eu) tá fugindo dos ovos comprados prontos, e a preços exorbitantes, mas que não quer abrir mão de ter chocolate na sobremesa, no lanche, no café….

E pra começar tem essa massa de chocolate, perfeita pra uma torta pra família toda, ou pra tortinhas individuais. A original veio lá do Technicolor Kitchen e faz parte de uma torta de caramelo com cobertura de chocolate, combinação maravilhosa por sinal. Eu fiz apenas duas pequenas mudanças: ignorei a baunilha, já que sempre ignoro quando a receita é de chocolate, e troquei o açúcar de confeiteiro por refinado, que era o único que eu encontrei. A massa continuou dando certo, e ficou com uma cor linda, bem escura, depois de assada.

A receita toda rendeu cerca de 25 mini tortinhas, enfornadas em formas de empadinha, e eu aproveitei pra testar congelar algumas. Dá super certo, é só ter cuidado pra congelar primeiro embalar depois e assim não correr risco de quebrar a massa. Adorei essa parte porque é o tipo de coisa que gosto de ter no congelador. É só bater um chantilly, abrir um vidro de geleia, e pronto, sobremesa em dois tempos pra quando a visita inesperada aparece…ou pra quando a vontade de comer doce surge!

Essa aliás é a sugestão das fotos, as bases foram recheadas com uma colherada de geleia de cereja cada uma, e por cima é apenas creme de leite fresco batido com açúcar. A ideia é uma sobremesa pro almoço de páscoa? Escolha uma forma grande e decore com raspas de chocolate pra dar um ar mais festivo. 😉

Massa de chocolate pra torta – original aqui

1 xícara + 1 colher sopa de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó 50%
1 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal
125g de manteiga sem sal gelada em cubos
3 gemas
1 colher sopa de água – talvez

No processador coloque todos os ingredientes secos e pulse apenas para misturar.
Junte a manteiga e processe até virar uma espécie de farofa. Ainda processando vá adicionando as gemas uma a uma. Caso a massa ainda esteja seca e esfarelenta acrescente a água. Se a massa já tiver formado uma bola coesa então não precisa.
Enrole a massa em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas, mas pode ser até o outro dia também.
Unte uma forma grande, ou várias pequenas, com manteiga e cubra com a massa. Fure toda a massa, fundo e laterais, e volte para a geladeira por pelo menos uns 30minutos. Cubra com papel alumínio* e leve ao forno por 10minutos.
Se for congelar espere esfriar e então leve ao congelador separadinhas (em uma forma/bandeja) até que congelem, só então coloque-as em uma vasilha com tampa ou em um saquinho tipo zip lock. Descongele em temperatura ambiente e depois leve o forno baixo por mais 10min para que fiquem crocantes novamente.

* Eu coloquei as forminhas de empada em uma assadeira e cobri toda a assadeira com o papel, pra facilitar.

Salvar