Geleia de goiaba

Geleia de goiaba bem caseira feita com goiabas do quintal da vó, tem coisa melhor? Dias atrás postei no instagram essa foto do panelão de goiabas que veio parar aqui em casa, e hoje é dia de finalmente postar a receita dessa geleia!
goiabas na panela

O método que escolhi pra fazer é com a goiaba inteira, com casca, semente e tudo, pois acho um horror desperdiçar metade da fruta no processo. Algumas outras receitas utilizam apenas a polpa e a semente e algumas não utilizam nem as sementes. Como aqui elas são cozidas e então batidas fica bem mais fácil passar na peneira depois. Pra quem preocupar com machucadinhos na casca, relaxa que não tem problema e eles não influem no resultado final. Só é preciso ter o cuidado de lavar bem as frutas.

(Bora lembrar da campanha Gente bonita come fruta feia)

Pra terminar uma dica: esse geleia não é super doce, na verdade é bem leve, então se você prefere geleias bem doces experimente quando ela estiver quase pronta e se for o caso acrescente mais açúcar. O mesmo vale pro limão, eu usei apenas o suficiente para acertar a textura, mas muita gente gosta de um azedinho e, se for o caso, pode colocar mais sim.
geleia de goiaba

Geleia de goiaba

goiabas
água
açúcar cristal
limão

Antes de tudo coloque um pires no congelador. Não é piada, coloca mesmo.
Lave bem as goiabas e tire apenas as sépalas, aquela parte sequinha no topo da fruta, não precisa descascar. Corte as goiabas ao meio (ou em 4 se forem grandonas) e coloque em uma panela com água apenas o suficiente pra cobri-las. Leve ao fogo médio até que elas estejam bem cozidas.

Transfira todo o conteúdo da panela para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Eu fiz um panelão de geleia, então tive que bater de pouco em pouco pro liquidificador dar conta, e tudo bem se for o seu caso também. Depois de tudo batido passe por uma peneira e meça o volume do purê de goiaba; transfira para um panela, ou tacho, e acrescente o açúcar na proporção de 3 medidas de açúcar pra cada 4 de goiaba. Ex: 1 xícara de purê precisa de 3/4 de xícara de açúcar. Leve ao fogo médio e vá mexendo até começar a ferver.

Nesse momento acrescente o limão, pra uns 3 litros de geleia eu usei 1 limão capeta grandão. Ele não serve exatamente para o sabor e sim pra textura, por isso não precisa preocupar com azedume na geleia. Deixe cozinhando em fogo baixo e vá mexendo de vez em sempre. Quando começar a engrossar você começa a ver o ponto. Pra isso pingue um pouco de geleia no pires que estava no congelador, espere 30 segundos e vire o pires de pé. O ponto certo é quando a geleia demorar a escorrer. Outro jeito é esperar os 30 segundos e passar o dedo no meio da geleia, o ponto é quando o corredor feto pelo seu dedo se mantém.

Tudo pronto é só envasar, de preferência potes de vidro, e guardar na geladeira. Só pode ficar fora da geladeira se você esterilizar vidros e tampas.

————————-
Em 2015: calda de chocolate que vai bem com tudo

Salvar

Salvar