Bolo de chocolate com cerveja

Bolo de chocolate com cerveja! Pois é, cerveja no bolo de chocolate! E não fica ruim… E ainda sobre um teco pra beber enquanto faz o bolo…

bolo de chocolate com cerveja

Sabe aquele bolo de chocolate bem escuro, com sabor bem denso, quase que amargo? Ideal pra parear com uma cobertura bem docinha? É esse! Por enquanto temos ele só versão simples pro lanche da tarde, mas já tô bolando coberturas ideais pra ele (Doce de leite? Caramelo?)… Atualização: em 2020 refiz esse bolo e fiz nova fotos, justamente essas que estão nesse post. Na primeira vez dividi a massa em forminhas de cupcake, e continuo achando essa ideia boa. Mas dessa vez resolvi fazer um bolo único, redondo, de furo no meio. E aproveitei para fazer a cobertura docinha que deixei de lado da primeira vez. A receita escolhida foi um glacê de cerveja com chocolate, que foi nascendo do improviso enquanto o bolo de chocolate com cerveja assava. A receita para esse glacê está no fim post, em itálico como todas as atualizações.

A receita veio lá do Technicolor Kitchen e tive apenas que mudar o cacau por chocolate em pó. Já estamos todos cientes da minha dificuldade com o cacau em pó né? E com meu truque de dobrar a quantidade quando uso chocolate em pó 50% e reduzir a quantidade de açúcar na mesma proporção, certo?* Só que nesse caso eu ainda reduzi um pouco mais o açúcar, justamente porque estava tentando uma receita boa pra usar com coberturas doces.

Pra quem gosta de bolos bem docinhos acho que umas 3 colheres de sopa de açúcar não farão mal na textura e podem ajudar no sabor. Dessa forma a intensidade do chocolate continua mas a sua formiga interior fica feliz. 😉

*Sempre gosto de lembrar que esse truque funciona na maioria dos bolos mas não posso prometer 100% das receitas tá?
Atualização: ainda não posso prometer que vai dar certo em todas as receitas, mas nos últimos anos tem funcionado com a grande maioria, principalmente com os bolos.

bolo de chocolate com cerveja

Bolo de chocolate com cerveja – original aqui

125g de manteiga sem sal
120ml de cerveja*
1 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de chocolate em pó 50%
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
5 colheres sopa de açúcar cristal
75ml de leite integral
1 ovo
50g chocolate meio amargo picado – ou em gotas

*em diversas vezes já usei diferentes cervejas, Stella Artois, Brahma e Caracu são alguns exemplos. Todas funcionam, mas cada uma resulta num sabor diferente. Eu gosto particularmente das cervejas pretas, mas deixo a mesma dica que uso pra cozinhar com vinho: use um produto do qual você goste.

Leve a cerveja e a manteiga ao fogo até que a manteiga derreta completamente. Deixe esfriar antes de usar. Enquanto isso peneire os ingredientes secos em uma vasilha. Acrescente o ovo e o leite e misture até incorporar completamente. Junte a manteiga com a cerveja e misture delicadamente. No final misture as gotas de chocolate. Transfira para uma forma untada e enfarinhada, ou para forminhas de cupcake, e leve ao forno aquecido a 200° até assar totalmente.

Glacê de cerveja – versão 2020

1/2 xícara de cerveja
2 colheres sopa de chocolate em pó
2 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa de amido de milho

Misture o açúcar com o chocolate e o amido. Vá adicionando a cerveja aos poucos e misturando bem para que tudo dissolva. Leve ao fogo baixo e cozinha, mexendo constantemente, até engrossar e ganhar brilho.
Você pode mexer em todas essas medidas para deixar mais forte, fraco, doce ou amargo conforme o seu gosto.

bolo de chocolate com cerveja

——————————–
Em 2015: Mousse de chocolate que vira Suflê

Salvar