Pão de forma

Pão de forma caseiro, pra ser servido inteiro ou já todo fatiado pronto pra montar os sanduíches:

Essa receita é do site da marca de açúcar (e aí, fala nome de marca ou não?*) e quase que não precisa de mudanças. As proporções realmente são boas, mas como a maioria das massas de pão essa fica bem pesada. E no site falam pra fazer no liquidificador! Haja força no coitado pra dar conta de bater.

*Atualização rapidinha em 2020: acaba não importando mais qual a marca do açúcar já que, por algum motivo o link não existe mais e a receita foi retirada do ar.

Portanto minha maior dica aqui é: certifique-se de que seu liquidificador é dos potentes, ou então escolha o processador pra bater. Não tem nenhum dos dois? Dá pra fazer na mão também: bata bem os ovos com o óleo para emulsionar e então misture com os demais ingredientes. E força no braço pra sovar a massa… Quanto mais bem sovada uma massa mais leve o pão fica, então essa parte faz diferença!!

pão de forma

Pão de forma – original aqui

3 colheres sopa de açúcar refinado
2 colheres chá de sal
200ml de leite morno
1 pacote de fermento biológico seco – 10g*
100ml de óleo
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
2 ovos

* pra quem quiser usar o fermento biológico fresco ou o levain aqui tem post lindo explicando direitinho como trocar cada um.

Bata todos os ingredientes no processador, ou no liquidificador se ele for mega potente, deixando a farinha por último e colocando ela aos poucos.
Transfira a massa para uma forma e bolo inglês untada e deixe crescer por cerca de uma hora, ou duas se o dia estiver frio. Para evitar que forme ma casquinha na massa cubra com um plástico ou com um pano molhado que não encostem na massa.
Asse em forno aquecido a 200° até que doure.

pão de forma

——————————–
Em 2015: Bolo Prestígio

Salvar

Salvar