Bolo de limão com tomilho

Um bolo fofinho (bem fofinho) de limão com um toque SUPER suave de tomilho, essa é a receita de hoje:

Esse bolo lindo veio lá da Sweet Paul e eu já me apaixonei pelas fotos lindas do site. E também pela combinação diferente de sabores: eu adoro tomilho e adoro bolo de limão, mas nunca me ocorreu juntar os dois. E fica bom, tá? Muito bom!

O bolo original ainda leva sementes de papoula, mas vocês já viram a burocracia que é importar esse trem pro Brasil? Muita gente pensa que elas são proibidas por a flor da  papoula ser matéria prima do ópio e da heroína. As sementes são seguras pra consumo culinário, mas por conta dessa ligação existe toda uma burocracia e vários esquemas de seguranças pra conseguir importar. Isso se traduz em menos quantidade vendida em menos lugares e com preços mais altos. Ou seja, não foi dessa vez que experimentei sementes de papoula.

Se por alguém aí consegue comprar numa boa e quiser colocar no bolo: adicione duas colheres de sopa junto das raspas de limão. E me conta qual o sabor!! Além das sementes de papoula eu também não coloquei os ramos de tomilho glaceados na finalização do bolo. Eles são lindos, mas acho que aqui não fariam muito sucesso, então substituí por folhinhas frescas de tomilho e ficou delicado e gostoso.

E por último, porque toda mudança pra mim é pouca, eu troquei o limão siciliano por Taiti. Como ele é mais forte coloquei um pouco a mais de açúcar e de tomilho pra equilibrar os sabores. Ainda assim o sabor do tomilho ficou bem mais suave do que o do limão, então se quiser pode colocar até 2 colheres numa boa. E se quiser fazer com o limão siciliano é só ignorar as 3 colheres a mais de açúcar da massa.

Bolo de limão e tomilho – original aqui

1 xícara + 3 colheres sopa de açúcar refinado
60g de manteiga em temperatura ambiente
raspas de 1 limão*
suco de 1/2 limão*
150ml de leite integral
1 colher sopa de folhas de tomilho**
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
3 claras

* Usei o limão Taiti, mas vale qualquer um
** pra um sabor bem bem bem suave

Ligue o forno a 180° pra ir aquecendo.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Ainda batendo vá adicionando o leite, as raspas e o suco de limão, as folhas de tomilho, a farinha e por último o fermento. Quando estiver uma massa homogênea reserve.

Bata as claras em neve, mas não precisa ser picos firmes, assim que montar tá bom. Misture delicadamente as claras na massa batida até que sejam completamente incorporadas. Transfira para uma forma untada e leve ao forno até que doure. Deixe esfriar completamente antes de tirar da forma. Depois de desenformado cubra com o glacê de limão.

Glacê de limão

cerca de 6 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
cerca de 2 colheres sopa de suco de limão

Misture os dois até ficar homogêneo. Pode ser que precise de mais limão ou mais açúcar. Cubra o bolo imediatamente. Se quiser que seque mais rápido para que não escorra completamente basta levar a geladeira por alguns minutos.
Se quiser antes de deixar o glacê secar decore com algumas folhinhas frescas de tomilho.

————————————–
Em 2015: Torta Croque Monsieur

Salvar

Salvar