Pudim de pão

Pudim! Sabe pudim de leite? Esse é primo-irmão dele, praticamente idêntico, só que ele leva pão velho na receita!

Essa receita é velha conhecida daqui de casa, sendo feita muito mais vezes que o pudim de leite tradicional. Por isso mesmo não faço ideia de qual sua origem… E por isso mesmo as medidas são mais ou menos mutáveis. Na receita abaixo deixei a receita média pra ser usada com pão de sal (também conhecido como francês) e pro resultado ser um pudim grandão pra alimentar a família toda.

Dependendo do pão o pudim pode sair mais firme ou mais leve, ou mais amarelo como o da foto se você usar um pão que era amarelo (sabe-se lá pq). Então se for usar um pão muito doce vale diminuir um pouco o açúcar. Só tentem evitar pães muito recheados ou confeitados, aqui quanto mais simples melhor pra textura ficar mais próxima do pudim tradicional.

E dica sobre a textura: quando o pudim é grandão como esse ele demora mais pra assar, e aí acaba ficando com essa textura dupla: mais leve embaixo e mais denso em cima. Já uma receita menor (metade desse por exemplo) vai assar mais rápido e ficar com uma textura mais homogênea. Dica extra: vale congelar o pão. Sempre! Sobrou pão murcho e ninguém vai comer? É só colocar numa sacolinha bem fechada e deixar no congelador pela eternidade. Quando der vontade de uma sobremesa é só lembrar desse pudim.

mas se quiser um lanche tem essa versão, outra receita do caderno da mãe…

E pra deixar tudo ainda mais em família as fotos do post de hoje (e as que estarão nas redes sociais) são cortesia do Bart Roman (tb conhecido como meu irmão). 😛

Pudim de pão

1 litro de leite
6 ovos
2-3 pães
2 xícaras de açúcar cristal ou refinado
Açúcar refinado e água para o caramelo

Primeiro prepare o caramelo: em uma panelinha leve o açúcar refinado ao fogo até derreter e adquirir um tom dourado. Adicione a mesma quantidade de água e espere até derreter completamente as pedras de açúcar que se formarem. Quando a calda estiver em ponto fio cubra uma forma de furo no meio  e deixe o excesso no fundo. Reserve.
Segundo prepare o banho-maria: escolha um refratário no qual caiba a forma do pudim e coloque água. Dica pra não derramar: coloque a água no refratário com a forma do pudim já dentro dele, assim você não coloca demais nem de menos. Coloque o refratário (sem a forma do pudim) no forno e ligue a 200°.

Por último bata o pudim: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Transfira para a forma caramelizada e cubra com papel alumínio. Leve ao banho-maria e deixe assando pelo menos 45minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio e vá controlando o tempo de forno até o pudim não estar mais líquido. Retire do forno e tampe novamente com o papel alumínio. Deixe dormir na geladeira até o dia seguinte e só então desenforme.

Salvar

Salvar