Sequilhos de leite condensado

Sequilhos docinhos que derretem na boca e são fáceis de fazer? Essa é a receita de hoje!

sequilhos

Essa receita tá no caderno da família já tem alguns anos e eu faço nem ideia da origem, embora imagine que seja alguma embalagem de um dos produtos usados ou coisa parecida.

Mas sequilho é quitanda tradicional então a gente já sabe né? Milhares de versões! Essa é bem básica (o que eu gosto), com poucos ingredientes e método de preparo fácil e adaptável. Um exemplo é a quantidade de amido de milho: pra quem quer sequilhos mais quebradiços é só deixar a massa bem sequinha com um pouco mais de amido; e pra quem quer biscoitos um pouco mais macios é só colocar apenas a quantidade de amido que tá na receita.

sequilho

Outra mudança que pode acontecer? Fécula de mandioca no lugar do amido de milho. Fica a mesma coisa? Não, o gosto é outro. Mas funciona e fica um sequilho de mandioca bem gostoso. E é uma boa saída caso você, assim como eu na ocasião do teste, tenha um pacote de fécula de mandioca sobrando na despensa.

Atualização: em 2023 refiz essa receita para gravar um vídeo com o passo a passo (que está logo abaixo da receita). Aproveitei pra ver se queria atualizar alguma coisa na receita em si e só uma coisa mudou: ultimamente tenho preferido a versão com um pouco menos de amido, e pra conseguir isso num dia quente eu levo a massa para a geladeira por alguns minutos. Essa dica foi incluída na receita, e no vídeo.

Mas a dica do início do texto continua valendo: se você prefere sequilhos mais quebradiços use todo o amido; se prefere aqueles que derretem na boca use o mínimo necessário. Uma outra atualização foi feita: as fotos do post agora são dessa versão feita agora em 2023.

sequilhos

sequilhos

Sequilhos

Ingredientes
  

  • 150 ml leite condensado
  • 80 g manteiga
  • 1 gema
  • 2 1/2 xícaras amido de milho

Instruções
 

  • Em uma vasilha misture o leite condensado com a gema e a manteiga até ficar homogêneo. Comece a adicionar o amido, aos poucos e misturando com uma colher.
  • Depois de ter adicionado 2 xícaras confira o ponto da massa: faça uma bolinha de massa nas mãos. Se ela não grudar e mantiver a forma, está no ponto.
  • Se a massa não estiver no ponto, e o dia estiver quente, leve a massa para a geladeira por 15min e teste novamente.
    Se o dia não estiver quente, ignore a parte da geladeira.
  • Se necessário, vá adicionando, aos poucos, a 1/2 xícara de amido restante e apertando a massa com as mãos até ela não grudar, e a bolinha do teste manter a forma.
  • Formate os sequilhos, em bolinhas ou rosquinhas e transfira para uma assadeira untada, deixando uns 2cm de espaço entre elas. Aperte as bolinhas com um garfo se quiser as marcações no topo.
  • Leve ao forno aquecido a 200C até que eles sequem. Os sequilhos ficam prontos antes de o topo dourar, mas o fundo doura levemente.

Salvar