Tortinhas de chocolate com bicho de pé

Tortinhas de Chocolate com recheio de bicho de pé, aquele brigadeiro de morango que não leva morango…

tortinhas de chocolate com bicho de pé

Esse é um post totalmente novo, escrito em 2021. O original, de 2016, era apenas uma dica de como juntar duas receitas aqui do Cozinha pra fazer uma tortinha especial pro dia dos namorados. Data que, como eu já contava naquele tempo, eu nunca fui fã de comemorar. Nesses 5 anos entre as duas versões eu achei que era bom fazer duas coisas: desatrelar a receita da data; e colocar a receita propriamente dita aqui.

Acho que é meio decepcionante entrar no link e só achar mais um link pra outra página no lugar da receita.

Aproveitei claro pra fazer fotos novas, gravar um vídeo com o passo a passo e padronizar as medidas da receita pra medidas padrão. Isso quer dizer que xícara tem sempre 240ml, colher de sopa tem sempre 15ml e colher de chá tem sempre 5ml. E o que a receita tem de especial?

tortinhas de chocolate com bicho de pé

Essas tortinhas de chocolate são de uma massa bem simples de fazer e que só deu errado comigo uma vez que usei uma manteiga que separava quando aquecida. Usando uma manteiga de boa qualidade (não precisa ser importada e caríssima no entanto) já dá pra garantir tortinhas crocantes e que mantém a forma. E pra ficar mais charmoso eu gosto de cortar a massa como uma flor e assar em formas de empada pra ficar parecendo aquelas forminhas de papel de festa de casamento. Dá pra fazer simples? Dá. Dá pra fazer uma única torta grandona e rechear com outra coisa? Dá também.

E falando em recheio, elas são tortinhas de chocolate com bicho de pé mas poderiam ser com qualquer coisa. Como bem disse o editor do Cozinha (aka meu irmão), ficou parecendo aquele bombom sensação. E olha que eu faço bicho de pé com nesquik mesmo… É essa a receita que eu deixo abaixo. Mas também dá pra ser brigadeiro, beijinho, docinho de gelatina, ganache, curd, mousse… o que você quiser. A dica máxima, independente do recheio, é só juntar os dois na hora de servir, senão já era massa crocante.

Penúltima dica: eu uso chocolate em pó 50% que é apenas cacau e açúcar misturados em proporções iguais. Isso quer dizer que você pode substituir o 1/4 de xícara de chocolate por 2 colheres de cacau e 2 colheres de açúcar refinado.

Última dica: se for fazer com antecedência dá pra guardar as bases de chocolate numa lata bem fechada que elas duram bem mais de uma semana.

tortinhas de chocolate com bicho de pé

Tortinhas de Chocolate com Bicho de Pé

Massa de Chocolate
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó 50%
1/4 xícara de açúcar refinado
1 gema
75g de manteiga sem sal

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione a gema e bata novamente até o creme ficar homogêneo. Então comece a adicionar o chocolate e a farinha e vá amassando, sem sovar, apenas até conseguir uma massa coesa e lisa. Leve para a geladeira por 1h.

Abra a massa gelada em uma superfície enfarinhada até ficar com 3-4mm e corte no formato escolhido, ou transfira para a forma escolhida. Fure toda a massa, leve a forma para a geladeira por 10min, enquanto aquece o forno a 200C, e então leve ao forno por cerca de 10-15min. Quando prontas elas soltam da forma facilmente, mesmo ainda mornas. Mas espere esfriar totalmente antes de guardar ou rechear.

Bicho de Pé
1 lata de leite condensado
1 colher sopa de manteiga
1/4 xícara de nesquik

Faça como um brigadeiro comum: junte os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e começar a soltar da panela. Transfira para um prato fundo untada e deixe esfriar totalmente antes de usar.

————————————————–
Em 2015: Bolo de Mexerica