Bolo de leite ninho

Bolo de leite ninho!! Ou pão de ló e um creme delícia pra usar como quiser!

Esse bolo é uma adaptação de uma receita que me mandaram essa semana, e bota adaptação nisso. A receita original é um bolo no estilo do bolo gelado de coco, e eu tava afim de um bolo montado. Mas a ideia do recheio/cobertura com o leite ninho tava muito apetitosa! Então troquei a massa do bolo pelo falso pão de ló daqui de casa; e a calda que deixa o bolo extra úmido por um xarope simples porque o pão de ló é leve demais pra aguentar uma calda mais pesada.

O creme recheio/cobertura eu fiz conforme a receita original mas mudaria o tipo de creme usado. O creme de leite de caixinha (ou de lata misturado) funciona bem para um creme bem molinho, bom pra comer de colher, mas é terrível caso o objetivo seja um bolo montado tipo o que eu fiz. Olhando as fotos da pra perceber que o bolo tá meio tortinho, isso é o recheio mole demais que não dá sustentação pro bolo. Então na receita abaixo já deixo o creme de leite sem soro e a dica de acertar o ponto do creme colocando mais leite ninho, se preciso.

E pra quem quiser cobrir o bolo todo, sem esse efeito meio naked, é só dobrar a receita do recheio/cobertura. Vai sobrar um pouquinho mas garanto que ninguém vai reclamar!

Bolo de leite ninho

Massa
4 claras
4 gemas
1/2 xícara de açúcar refinado
1 1/4 xícara de farinha de trigo
100ml de água – ou suco se preferir
1 colher sopa de fermento em pó

Bata as claras em neve e acrescente as gemas uma a uma. Ainda batendo acrescente o açúcar e a água. Diminua a velocidade da batedeira (ou o seu braço) e acrescente a farinha e o fermento, batendo apenas o suficiente para incorporar tudo. Asse em 2 formas de 15cm untadas com manteiga e forradas com papel manteiga, em forno aquecido a 180° até que dourem.

Creme de leite ninho  (original aqui)
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 lata de leite condensado
100ml de creme de leite sem soro
cerca de 1xícara de leite ninho – ou o leite em pó da sua preferência

Bata a manteiga até que forme um creme fofo. Anda batendo vá acrescentando os demais ingredientes deixando o leite ninho por último. Dessa forma você pode acertar o ponto do creme (mais firme ou mais mole) dosando a quantidade. Leve para a geladeira por pelo menos 2h antes de usar.

Montagem:
Os bolos ficam mais fáceis de cortar e empilhar quando frios, então embale as formas assim que esfriarem e deixe na geladeira por algumas horas. Depois de frios desenforme e nivele, cortando o topo. Se quiser corte cada bolo em dois, como eu fiz. Molhe todos os discos de massa com um xarope simples*. Depois é só intercalar uma camada de bolo com uma de creme. Para o efeito meio naked meio coberto é só colocar um pouco do creme em uma espátula ou faca e espalhar por toda a lateral raspando os excessos. Deixe na geladeira sempre coberto para não secar o creme.

*xarope simples é quando você junta 1 medida de açúcar e 1 medida de água e leva ao fogo apenas até ferver.

Salvar

Salvar