Meu pé de moleque favorito

Hoje começa a temporada de festa junina aqui do Cozinha, e pra isso o escolhido foi meu pé de moleque favorito!!
pe de moleque favorito cozinharoman ptO pé de moleque tradicional de São João leva rapadura e amendoim e fica beem crocante, mas o de hoje leva leite condensado e assim fica um pouco menos crocante, embora não chegue a ficar macio.
(Eu pensava que o tal pé de moça era essa receita, mas ele  leva chocolate também)
A receita veio de uma amiga da família e já tem pra mais de década que todo ano ele aparece aqui em casa, mas essa foi a primeira vez que tentei fazer. Adorei que era só misturar tudo e levar ao fogo, e apesar de ter ficado com medo de errar o ponto foi bem fácil identificar. Igualzinho brigadeiro: virou um pouco a panela e ele soltou sozinho dela é porque deu, mas também se ficar um pouco a mais não tem problema!
O amendoim que usei foi o inteiro com casca, simplesmente porque sempre comi assim. Se você não gosta do sabor da casca dá pra usar descascado sem problema, e se quiser um doce mais fino também dá pra usar o amendoim quebrado.
Aqui eles foram servidos em tigelinhas e depois o que sobrou foi pra uma lata de biscoito. Pra servir em uma festa o mais comum é colocar em formas de empada ou colocar todos em uma vasilha grande e deixar guardanapos ao lado pro pessoal se servir.
pe de moleque favorito cozinharoman pt2Pé de Moleque Favorito

2 copos* de açúcar cristal
500g de amendoim
1 lata de leite condensado

*aquele copo de requeijão

Junte todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo. Daí é só mexer quase sempre até atingir o ponto. É igual brigadeiro, na hora que o doce estiver soltando da panela sozinho já está pronto, a partir daí você já pode tirar do fogo, como eu fiz, ou pode deixar o açúcar caramelizar mais um pouco para o pé de moleque ficar mais escuro.
Despeje em uma superfície de pedra (a pia de mármore/granito da cozinha sabe?) e espere esfriar. Corte os quadrados com o doce ainda morno, pra ficar mais fácil, mas espere esfriar totalmente antes de tirar da pedra, para que não esfarele. Guarde em uma lata.
pe de moleque favorito cozinharoman pt3————————-
Em 2015: Samosas

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *