Meu Pé de Moleque favorito

Pé de moleque é o tipo de doce que tem infinitas versões país afora, e essa é uma que fez parte da minha infância e virou minha favorita!

pé de moleque

O pé de moleque tradicional de São João leva rapadura e amendoim e fica bem crocante, ou pelo menos era isso que eu pensava até ver muitas outras receitas levando o mesmo nome e sendo consideradas “a correta”. Eu adoro essa coisa de uma receita ter tantas versões quantas famílias existem, e gosto de conhecer as variações e os porquês de cada versão. Mas muita gente ainda fica brava quando a gente fala um nome e não tá falando daquilo em que ela pensou, por isso quero deixar bem claro:

Esse não é O pé de moleque correto, tradicional ou mais apropriado. Vai ter gente que não vai nem chamar isso de pé de moleque. Alô turma do “tem leite condensado virou pé de moça”. Mas esse doce é receita de uma amiga da família e durante mais de década todo ano ele aparecia na casa dos meus pais. Esse doce era chamado pé de moleque e é por isso que eu ainda chamo assim. As tais variações pra cada família e diferentes versões país afora, saca?

A primeira vez que tentei fazer eu mesma foi em 2016 e de imediato ele veio aqui pro Cozinha. O passo a passo simples e que deu num resultado igual o que eu conhecia me animaram. Agora em 2022 eu refiz a receita pra gravar o vídeo pro YouTube e a facilidade continua, o que foi mais um motivo pra atualizar esse texto.

pé de moleque

Isso porque eu queria falar mais sobre os ingredientes. O amendoim que usei foi o inteiro com pele, porque essa receita sempre foi feita assim. O que rola é que essa pele vermelha em volta de cada grão dá uma cor e um sabor característicos pro doce. E é justamente uma das coisas que eu curto nessa versão. Se você realmente não gosta do sabor que a pele do amendoim dá, vale usar uma versão descascada. Dá mesma forma o amendoim inteiro dá uma textura específica que é crocante mas não é dura como um caramelo. Prefere usar amendoim picado? Vai ficar completamente diferente. Mas não vai ficar ruim, vai ser apenas outra receita e isso não é um problema.

O mesmo vale pro açúcar. Eu não aconselho usar o mascavo, ou a rapadura, porque eles vão cozinhar de um jeito diferente. Quer dizer que o doce daria errado? Não, só vai ser um doce diferente.

pé de moleque

pé de moleque

Pé de Moleque (da minha infância)

Ingredientes
  

  • 2 xícaras açúcar cristal ou refinado
  • 500 g amendoins inteiros e com pele
  • 1 lata (395g) leite condensado

Instruções
 

  • Prepare uma assadeira ou a bancada de pedra untando com manteiga ou óleo.
  • Junte os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela.
  • Vire o doce na assadeira preparada e deixe amornar por alguns minutos. Corte em quadradinhos e deixe esfriar completamente antes de retirar o doce. Guarde em uma lata bem fechada.

Notas

Sobre o amendoim: veja o texto acima

 

 

————————-
Em 2015: Samosas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar