Arroz Doce com Chocolate Branco e Laranja

Arroz doce com chocolate branco e raspas de laranja, cremoso até não poder mais e docinho e perfumado na medida.

arroz doce com laranja

O arroz doce já é aquele doce reconfortante, mas o chocolate branco dá toda uma riqueza na textura que faz muita diferença! Eu sei que riqueza na textura parece muita firula prum doce, mas é isso mesmo, com o chocolate ele fica bem mais aveludado. Fora que dá pra sentir o sabor do chocolate, então use seu favorito!

A casca de laranja também dá um perfume que, pra mim, sempre combina bem com o chocolate, branco ou não. Se você não é muito fã do perfume da laranja dá pra substituir pela tradicional canela, fica gostoso também, prometo. Em ambos os casos dá pra dosar o quão forte você quer o sabor, retirando a casca (de laranja ou canela) antes do doce ficar pronto, ou deixando mais tempo. É só ir provando pra ver quando é a hora de tirar.

E já que comecei a falar de opções na hora de fazer, vamos falar de arroz. Eu cresci comendo esse doce feito com o arroz que tinha. Já adulta experimentei fazer com arroz especial pra comida japonesa e gostei muito da textura. Pra mim é o grão ideal pra esse tipo de receita. Mas também é um arroz mais caro e, em muitas partes do país, ainda difícil de achar. E ninguém vai ficar sem arroz doce com chocolate só por conta disso!

arroz doce

Antes de eu nascer minha vó usava arroz quebrado pra fazer o doce. Era mais fácil de encontrar e mais barato que o grão inteiro, usado pro arroz do dia a dia. Em feiras e direto de produtores pode ser que alguém ache isso hoje em dia. O que eu faço em vez de comprar o arroz caro é quebrar o arroz comum. Se a receita pede 1 xícara eu pego cerca de 1/4 e bato no liquidificador até quebrar os grãos. Não precisa virar uma farinha, só deixar tudo quebrado. E misturo o pó formado no doe também, ele vai ajudar na cremosidade.

Na mesma toada do arroz ideal, o leite ideal seria leite gordo. Mas há muito tempo que só tenho acesso ao de caixinha então vamos com ele mesmo.

Por último, o ponto do doce. Esse arroz doce com chocolate precisa ficar um pouco mais mole do que o arroz doce tradicional. É que o tradicional já endurece bastante na hora que esfria, com o chocolate ele endurece ainda mais. Então, pra manter a textura de doce depois que sair da panela, é bom ele estar parecendo um mingau quando desligar o fogo. No vídeo dá pra ver como ele ainda tá muito molinho na hora de servir, é que ele foi direto da panela pra cumbuca.

arroz doce com laranja

arroz doce com chocolate branco

Arroz Doce com Chocolate Branco e Laranja

Ingredientes
  

  • 1 xícara arroz cru veja texto acima
  • 1 litro água
  • 1 litro leite veja texto acima
  • 1 1/3 xícara açúcar
  • casca 1/2 laranja
  • 200 g chocolate branco picado
  • 1 pitada sal

Instruções
 

  • Em uma panela junte o arroz e a água e cozinhe com a panela semi tampada até a água começar a secar. Prove pra ver se o grão está macio. Se não estiver acrescente mais água e cozinhe até ele ficar macio.
  • Junte o leite, a casca de laranja e o açúcar, e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando o caldo engrossar e ficar cremoso, acrescente o sal e o chocolate e misture até ficar homogêneo. Prove para acertar o sal.
  • Sirva em seguida ou transfira para uma vasilha com tampa e guarde na geladeira.

————————–
Em 2015: Verrine Bicolor

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar