Bolo de paçoca

Bolo de Paçoca! Gourmetização ou uma boa opção pra aniversários juninos?

A verdade é que é um pouco dos dois. O bolo de paçoca apareceu nessa onda de gourmetizações e receitas com novos formatos e novas misturas. Mas nada disso impede que algumas dessas receitas sejam boas ideias, e esse é o caso desse tal Bolo de Paçoca.

A maioria das receitas que vejo são bolos simples ou de amendoim cobertos com doce de leite e paçoca esfarelada. Só que pra mim pra chamar bolo de paçoca tem que ter paçoca na massa. E esse tem! A massa eu encontrei lá no ICKFD, e de cara já peguei confiança, não só pelo site que eu realmente confio, mas porque ela lembra muito a receita de bolo de fubá daqui de casa, que eu adoro. Fiz apenas duas pequenas mudanças:

-a quantidade de manteiga, que eu nem tenho certeza se mudei ou não porque nunca tenho certeza da conversão colheres/gramas
-e a paçoca que eu usei a minha caseira mesmo, e como ia esfarelar pra usar no bolo nem prensei, apenas misturei os ingredientes. Vão por mim, o gosto é o mesmo e sai bem mais em conta. Como usei a caseira coloquei a medida em colheres de sopa dela não prensada, mas se for usar a comprada pronta a receita original pede 5 paçocas.

Pra cobertura eu não queria usar o doce de leite puro, com medo de ficar muito enjoativo, então usei o mesmo truque do bolo de 1 ano do Cozinha: misturei um pouco de creme de leite. Mas atenção que tem que ser sem soro pro creme não ficar muito mole e tudo desmoronar! Quanto mais mole mais chances do seu bolo ficar meio torto, meio descambando pro lado. (se seu bolo for ficar exposto vale usar gelatina, no link do aniversário tem as medidas direitinho)

Mais uma dica: se quiser que o bolo fique parecendo mesmo uma paçoca de rolha gigante aperte ligeiramente a paçoca esfarelada sobre a cobertura, assim a textura fica mais parecida.

Bolo de Paçoca

Massa – original aqui

2 ovos grandes
3/4 xícara de açúcar refinado
50g de manteiga
2 colheres chá de essência de baunilha
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite integral
2 colheres chá de fermento em pó
10 colheres sopa de paçoca não prensada – essa aqui

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo. Adicione a manteiga e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Vá acrescentando a farinha e o leite, intercalando um pouco de cada um, até incorporar tudo. Por fim adicione o fermento e a paçoca e misture tudo. Asse em duas formas untadas e com fundo protegido com papel manteiga untado e em forno aquecido a 180°. Caso não vá desenformar o bolo ignore o papel manteiga.

Recheio e cobertura:

500g de doce de leite
cerca de 4 colheres sopa de creme de leite sem soro
1 receita de paçoca não prensada – essa mesma daqui

Misture o doce de leite com o creme de leite aos poucos, use o creme de leite pra dosar a textura do recheio. Reserve a paçoca pra cobrir o bolo.

Montagem:

Nivele ambos os bolos e corte cada um no meio. Molhe cada disco de bolo com o que quiser, eu usei xarope simples de açúcar. Empilhe os bolos intercalando com camadas do creme de doce de leite, mas não faça camadas muito grossas de recheio pra não ficar muito instável. Cubra tudo com uma camada fina de creme e leve para a geladeira por algumas horas, ou congelador por 1h. Cubra decentemente agora, com uma camada mais generosa de creme e depois cubra tudo com a paçoca triturada. Pra minimizar a bagunça eu coloquei o prato do bolo dentro de uma assadeira grande na hora de cobrir com a paçoca.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar