Rolinhos de amendoim (ou paçoca)

Rolinhos de amendoim: sabe aqueles pãezinhos enrolados com canela? Mas recheados com amendoim e açúcar! Ou, caso você prefira, com paçoca!

rolinhos de amendoim

Eu adoro um pão recheado, vide as tranças aqui do Cozinha. E gosto muito dos rolls, que são esses rocamboles de massa cortados em fatias grossas e muito bem recheados. A primeira vez que eles apareceram por aqui foram como Cinnamon Rolls sem canela, mas a verdade é que dá pra adaptar essa receita pra quase tudo! E hoje massa e recheio foram adaptados.

O recheio aproveitou a quantidade de amendoim que apareceu aqui em casa por conta do #CozinhaJunina, mas a verdade é que dá pra usar até paçoca esfarelada (ou não prensada se você usar essa receita). Já a massa foi adaptada pra receber tanto o fermento natural cultivado aqui em casa, quanto o iogurte natural daqui também. Mas isso não quer dizer que só da pra fazer com os dois viu? O iogurte natural pode ser aquele de potinho do supermercado numa boa, só é legal olhar o rótulo pra ter certeza que é iogurte e não leite com amido de milho. Pois é, existe esse tipo de bizarrice… Já o fermento pode ser substituído pelo fermento biológico seco, aquele de pacotinho, e todas as mudanças no tempo de descanso e nas quantidades tão explicadinhas na receita abaixo. E se você quiser tentar fazer o fermento em casa também, tem o passo a passo aqui. 😉

Atualização: Em 2019 refiz a receita para gravar um vídeo com o passo a passo e aproveitei para fazer as fotos novas que agora ilustram esse post. Resolvi então fazer a receita com fermento biológico seco, aquele de pacotinho. Primeiro porque fica mais acessível pra todo mundo. E segundo porque ainda é meio difícil gravar as receitas com o levain, por conta do tempo que elas levam. Mas na receita abaixo ainda estão quantidades e tempos para ambos os fermentos.

rolinhos de amendoim

Rolinhos de Amendoim

2 ovos
100g de fermento natural*
4 colheres sopa de óleo
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de iogurte natural
3/4 xícara de açúcar cristal
cerca de 4 xícaras de farinha de trigo

* ou 1 colher sopa de fermento biológico seco

3/4 xícara de amendoim torrado e triturado
1/2 xícara de açúcar refinado
30g de manteiga sem sal amolecida

1 gema + 1 colher sopa de café – opcional

Para fermento natural (levain): Misture todos os ingredientes, exceto a farinha, e misture bem.
Para o fermento de pacote: Misture a água, o fermento e 1/4 de xícara de açúcar e espere 5 minutos. Misture o restante do açúcar e os outros ingredientes, exceto a farinha, e misture bem.

A partir daqui o passo a passo é o mesmo independente do fermento. Só mudam os tempos:

Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando a massa assim que possível. Quanto mais sovar a massa mais macia ela ficará depois. Quando conseguir uma bola lisa e coesa de massa deixe em uma vasilha enfarinha e coberta com um pano úmido, descansado por cerca de 30min para o fermento de pacote, ou 2h para o fermento natural.

Passado o tempo de descanso abra a massa em uma superfície enfarinhada até obter um retângulo de cerca de 0,5 de espessura. Pincele toda a superfície da massa com a manteiga e cubra com o amendoim e o açúcar, reserve um pouco dessa mistura para cobrir os rolinhos. Enrole formando um rocambole e corte fatias grossas. Transfira os rolinhos, agora de pé, para a assadeira em que serão assados. Ela deve estar forrada com silicone ou untada. Você pode deixá-los próximos para formar uma espécie de rosca, ou separados pra que fiquem individuais. Se quiser, antes de polvilhar o amendoim com açúcar, você pode pincelar cada rolinho com uma gema batida com café. Fica bonito mas não e essencial para a beleza deles, nem para o sabor. Deixe descansar mais 40minutos para o fermento natural, ou 10min se for o fermento seco. Leve ao forno a 200° até que dourem e não precisa esperar esfriar para servir. Mas se for guardar em uma vasilha tampada é bom esperar esfriar completamente.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar