Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro, fácil de fazer, que é pra nunca mais comprar o enlatado!

Posso deduzir que todo mundo aí sabe que aquele molho de tomate da latinha não tem só tomate? Sabemos também que em alguns casos o principal ingrediente desses molhos é açúcar? E aí pra fugir dessas nhacas o jeito é escolher passatas ou tomates pelados que são basicamente tomates e um pouco de sal. O que já é uma melhora incrível! Mas e que tal fazer o próprio molho? E aí já deixar congeladinho pronto pra ser usado quando precisar, prático igual o da lata? É esse o objetivo da receita de hoje!
É extremamente simples e quem faz todo o trabalho são forno e liquidificador, e a coisa fica mais prática ainda se você fizer em grandes quantidades como eu fiz. Aqui foi uma forma grande cheia de tomates, que resultou em um copo e meio de liquidificador. Esse mundo de molho eu transformei em cubinhos congelados, e agora sempre que quiser usar em alguma receita é só pegar quantos cubinhos eu for precisar.

O que me leva a um ponto importante, principalmente pra quem for congelar: não colocar muito sal. Quando a gente faz qualquer base pra ser usada em outras receitas, como os caldos também, o ideal é colocar nenhum ou bem pouquinho sal pra não atrapalhar o resultado final. E quando alguma comida é congelada o sal fica ainda mais potente, por isso a importância de tomar um certo cuidado aí. Na hora que provar a sensação é de que tá faltando sal mesmo, não preocupem.

E pra animar todo mundo a fazer o seu, fica a dica de um jeito diferente de servir: berinjelas fritas com um molho, agora sim bem temperado, refogado com cebolas e ervas e especiarias, como acompanhamento.

Molho de tomate caseiro

muitos tomates
um fio de azeite
1 punhado de orégano fresco
sal a gosto
uma pitada de açúcar se preciso

Corte os tomates em 4 partes e retire as sementes. Coloque-os em uma forma grande e regue com um fio de azeite. Acrescente o sal e o orégano, se for usar, e misture tudo bem. Leve ao forno baixo por cerca de 1hora até que os tomates assem.

Bata tudo no liquidificador e prove. Se estiver muito ácido acrescente um pouco de açúcar só pra neutralizar. Não acrescente muito sal, principalmente se for congelar.
Se o molho tiver ficado muito líquido leve ao fogo baixo, em uma panela destampada, até engrossar um pouco. Se já estiver com a textura desejada é só colocar em uma vasilha de vidro e guardar na geladeira por até 4 dias. Ou congelar, em formas de gelo ou potes maiores.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar