Rolinhos de abóbora

Eu já falei que adoro um pãozinho recheado? E esses são de abóbora com canela!

Tem certas coisas que tem cara de inverno e pra mim algumas delas são temperos como cravo, canela e noz-moscada. Então quando vi esse vídeo ensinando a fazer rolinhos de abóbora (que eu amo!) recheados com todas essas especiarias juntas fiquei doida pra experimentar!
Só que eu acabei fazendo várias mudanças. A receita original é vegana (e do outro lado do mundo), então leva alguns ingredientes com os quais não tô acostumada a trabalhar, como o açúcar de palma. Minha solução foi fazer a receita de forma mais “tradicional” adaptando os ingredientes.

Pra quem quiser fazer a versão vegana basta trocar:
-o leite por leite de soja (ou qualquer leite vegetal)
-o açúcar comum pelo de palma, ou de coco, ou o adoçante que você tiver costume
Além disso eu usei apenas óleo de girassol enquanto a original usa metade de óleo de coco e metade de canola.

Eu também usei apenas farinha branca enquanto a original use 30% de farinha integral, mas isso foi por pura vontade mesmo. O resultado acabou ficando um pouco menos doce do que eu gostaria, mas ainda assim muito gostoso. A massa fica macia e o recheio é equilibrado. Não lembra nem um pouco os cinnamon rolls que mais parecem uma sobremesa de tão recheados e doces que são. Mas se uma sobremesa for a sua intenção é só aumentar a quantidade de açúcar no recheio e polvilhar mas um pouco por cima antes de assar. E se a ideia for enfiar o pé na jaca mesmo também vale trocar a água do recheio por manteiga derretida. Vai mudar completamente a receita? Vai. Mas garanto que também vai ficar gostoso.

Rolinhos de abóbora – original aqui

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
100g de abóbora*
100ml de leite
2 colheres sopa de óleo
1 colher sopa de açúcar
5g de fermento biológico seco – meio pacote
30ml de água morna
1 pitada de sal

*a sua abóbora favorita, com ou sem casca

3 colheres sopa de açúcar
1 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de noz moscada
1/4 colher chá de cravo em pó
cerca de 2 colheres sopa de água

Cozinhe a abóbora até ficar macia.
Enquanto isso misture o fermento na água por 5 minutos.
Transfira a abóbora para um processador (ou liquidificador) e bata com o leite até ficar homogêneo. Junte o óleo, o açúcar, o fermento e o sal e bata novamente.
Se estiver usando um processador já adicione a farinha e processe até a massa começar e se juntar em uma única bola. Transfira para a bancada de pedra e sove a massa até ela ficar elástica e lisa.

Se estiver usando o liquidificador transfira a mistura para uma vasilha e junte a farinha manualmente, já sovando a massa até que ela fique lisa e elástica. Vale começar a misturar na vasilha e sovar na bancada de pedra se preferir.
Deixe descansar até dobrar de volume; em um dia frio mas no sol foi cerca de 1hora.
Misture o açúcar com os temperos e vá adicionando a água aos poucos, até formar uma pasta. Reserve.

Abra a massa em um retângulo de espessura máxima de 3mm e cubra com a pasta de temperos; a minha ficou bem líquida e sobrou então pincelei depois de enrolar também, mas isso é opcional. Enrole formando um rocambole fino e corte triângulos. Vire cada um com a ponta pra cima e pressione o meio pra formar dois redemoinhos. Transfira cada rolinho para uma assadeira untada ou com silicone; não use papel manteiga porque gruda tudo.
Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho, por aqui foram cerca de 40min.
Asse em forno aquecido a 180° até que dourem. Não precisa deixar dourar taaanto quanto esses.

————————-
Em 2015: Pão de Batata

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar