Rosquinhas de nata

Rosquinhas de nata, beeem caseiras, são a receita de hoje!

Essas rosquinhas tão me rondando a tempos, vindas do caderno da minha mãe. E antes disso vindas da vizinha da frente que eu conheço meio que desde que nasci… Aquelas receitas com cara de casa sabe?

Eu não mexi em praticamente nada na receita (só troquei margarina por manteiga) e só troquei as medidas caseiras pelas medidas padrão tão comuns por aqui. Então não é porque a receita é de família que colherada vai ser cheia hein. Xícaras de 240ml e colheres padrão (a de sopa tem 15ml) vão fazer a receita dar certo!
E aí o resultado são essas rosquinhas branquinhas e macias, perfeitas pra acompanhar aquela xícara de café quentinho no meio da tarde.

Agora a parte chata: a receita é com nata (dãã). E não é todo mundo em todo lugar que consegue achar tão fácil pra comprar. Por aqui eu nunca vi, então fui do jeito gambiarra caseira mesmo: congelei nata aos poucos. Ao longo do último mês toda vez que alguém fervia leite eu ia lá com uma peneira e recolhia a nata da vasilha. E fui juntando tudo num potinho que fica no congelador. Assim a nata dura meses. Quando tinha conseguido uma boa quantidade descongelei e fiz a receita. 😉

Rosquinhas de nata

3/4 xícara de nata
2 ovos
10 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento químico
25g de manteiga pommade
3-4 xícaras de farinha de trigo

Em uma vasilha misture todos os ingredientes deixando a farinha por último. Vá acrescentando a farinha aos poucos até formar uma massa coesa. Amasse até que ela fique homogênea. Daí é só modelar do jeito que quiser.
Pra fazer as rosquinhas trançadas pegue pequenas porções de massa e enrole cordões longos, dobre cada cordão ao meio enrolando as duas pontas, daí é só fechar num círculo.
Leve ao forno já aquecido (200°) em assadeiras untadas e enfarinhadas até o fundo ficar dourado. Atenção porque elas não douram por cima.

——————
Em 2015: Crinckle Cookies

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar