Cobertura prestígio – sem lactose

Uma cobertura pra bolos e tortas sabor prestígio e sem lactose foi o que saiu da panela hoje:

Isso mesmo, sem lactose e nem por isso com gosto estranho ou com ingredientes difíceis de achar. Essa cobertura tem poucos ingredientes e que são passíveis e mudança, que é pra facilitar a vida de todo mundo! E claro, tomando cuidado com a origem de cada ingrediente dá até pra ficar vegana.

O leite de coco que usei foi o de garrafinha que é mais fácil, mas dá pra usar o caseiro tranquilamente; e optando pelo caseiro dá até pra controlar a consistência final de acordo com a quantidade de água usada. Os açúcares. São 8 colheres de sopa pra dar a consistência, e tem refinado e de confeiteiro pra balancear a doçura final. É que o açúcar de confeiteiro parece que adoça menos que o refinado, pelo menos os que uso aqui. Não sei se isso vale pra todo mundo mas então fica a dica: são 8 colheres no total, pode ser tudo refinado ou tudo confeiteiro ou tudo mascavo pra quem prefere o sabor dele. Mude a combinação conforme o seu gosto!

Outra opção é usar o chocolate em pó que é só cacau e açúcar. Mas aí tem que ficar atento no rótulo e ter certeza de que é só cacau e açúcar mesmo. Se você usar um chocolate 50% isso quer dizer que cada colher dele vai ser 1/2 colher de cacau + 1/2 colher de açúcar, daí é só fazer as contas da proporção do chocolate escolhido. Pra quem for usar cacau mesmo, tanto faz se é alcalinizado ou não, beleza?

E por último a tapioca! Essa descoberta foi linda porque a consistência muda quase que imediatamente após sua adição. É aquela mesma que a gente compra no mercado pra fazer as panquequinhas “fit”. Eu escolhi ela porque não queria colocar amido de milho, pra consistência não ficar parecida com a de um pudim. Pra quem não tem tapioca vale usar qualquer amido; é claro que a consistência muda mas gente, é só adaptar né.
Pra fechar: nas fotos a cobertura foi usada em versões individuais do bolo de chocolate dos deuses que, tomados os cuidados com o chocolate em pó, também não tem lactose. É só clicar no link pra ver a receita. 😉

Cobertura Prestígio

1 xícara de leite de coco
2 colheres sopa de cacau
4 colheres sopa de açúcar refinado
4 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher sopa de tapioca

*para mais informações sobre os ingredientes é só ler o textão ali de cima.

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar, o que acontece rapidinho. Quando adquirir uma consistência de geleca retire do fogo e leve a geladeira por algumas horas.
Bata pra quebrar a consistência de geleca e volte a geladeira por pelo menos mais 2-3 horas antes de usar.

—————————–
Em 2015: Chocohotpots da Nigella

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar