Sobremesa quente de chocolate da Martha Stewart

É sobremesa, de chocolate, meio mousse assada, meio bolo sem farinha, meio que tá difícil de definir essa delícia…

Essa sobremesa veio do site da Martha Stewart e lá é chamada de warm chocolate pudding. E é aí que começa o problema: embora a gente meio que traduza pudding como pudim, na verdade ele parece muito mais com um mingau bem rico e servido gelado, e no caso de chocolate. E essa receita não tem nada disso.

(mas tem uma do tipo aqui ó)

Eles lembram muito os chocohotpots da Nigella que já fiz aqui, mas sem farinha e então mais leves. Ou então a mousse que vira suflê da Rita Lobo também já feita aqui, mas esses levam manteiga e mais açúcar, enquanto a da Rita não. É quase uma mousse assada, que infla igual suflê, e quando gelado parece uma ganache aerada.  Complicado né? É só provando pra entender mesmo…

O que posso prometer é que a receita é moleza e o resultado plenamente satisfatório. Dá pra fazer no dia anterior pra agilizar ou logo antes de ir pro forno se tiver tempo. E se sobrar massa já assada, é só cobrir com plástico e deixar dormir na geladeira que no dia seguinte fica uma delícia geladinho também.

Chocolate Warm Puddings– original aqui

100g de chocolate
50g de manteiga sem sal
4 colheres sopa de açúcar
2 ovos
1/2 colher chá de essência de baunilha
1/4 colher chá de sal

Em banho-maria derreta o chocolate com a manteiga. Quando estiver homogêneo retire do banho-maria e deixe amornar um pouco. Enquanto isso bata as gemas com metade do açúcar, e junte a mistura de chocolate misturando bem. Reserve.

Bata as claras com o sal até formar picos moles. Ainda batendo acrescente o restante do açúcar, uma colher de cada vez, e bata até ficar firme. Junte as claras na mistura de chocolate, 1/3 de cada vez, misturando delicadamente. Transfira a mistura para vasilhas que possam ir no forno. Se estiver fazendo com antecedência cubra com filme plástico e leve a geladeira por até 24h.

Tendo feito com antecedência ou não, leve ao forno já aquecido a 180° por cerca de 25-30min. Dá pra saber que tá pronto quando o topo está firme e inflado, mas o interior ainda molinho. Sirva imediatamente porque entre abrir a porta do forno e tirar lá de dentro ele já murchou.

———————————
Em 2014: Doce de abóbora

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar