Biscoito xadrez

Biscoitinhos de baunilha e chocolate quadriculados pra deixar a mesa do café ainda mais bonita!

O grande tchan desse biscoito é a montagem que forma esse resultado todo quadriculado, mas isso não significa que o sabor seja sem graça! É uma receita básica de biscoito (farinha, manteiga e açúcar) saborizada metade com baunilha e metade com chocolate. E dá pra escolher se você quer um biscoito bem crocante ou mais macio, mudando apenas o tempo de forno. Os 20 minutos que falei na receita são o suficiente para que eles fiquem firmes mas não muito duros.
Além da consistência final a única mudança foi que troquei o cacau da original por chocolate em pó daqui de casa. Mas com essa massa dá pra brincar usando extratos e essências pra fazer diferentes combinações!

Biscoito Xadrez – original aqui

1 3/4 xícara de farinha de trigo
125g de manteiga pommade
150g de açúcar refinado
1 ovo grande
2 colheres sopa de chocolate em pó 50%*
1 colher chá de extrato de baunilha

*vale usar 1 colher de cacau se preferir

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga até formar uma farofa úmida. Junte o ovo e amasse até a massa ficar homogênea. Lembrando que nunca é bom sovar massa de biscoito, só amasse o suficiente. Divida a massa em duas partes. Na primeira adicione a baunilha e misture bem. Na segunda adicione o chocolate e amasse até ficar homogêneo também.

Embale as duas massas em filme plástico e leve para a geladeira por 1 hora.
Abra cada massa com o rolo até formar um retângulo de cerca de 1cm de espessura cada uma. Coloque um retângulo sobre o outro e passe o rolo levemente apenas pra grudar um no outro. Corte esse novo retângulo de massa ao meio, no sentido do comprimento, e coloque um sobre o outro novamente. Nesse momento tome cuidado para que as massas fiquem intercaladas: baunilha-chocolate-baunilha-chocolate.
Aperte tudo, sempre com cuidado pra não deformar o tijolo formado, para que tudo grude muito bem. Se a massa estiver ficando mole embale e volte pra geladeira por uns 15 minutos.

Fatie o tijolo de massa no sentido do comprimento novamente, de forma que consiga fatias listradas de massa. Deite a primeira fatia e vá empilhando tudo novamente, intercalando a ordem das fatias pra formar o bloco xadrez. Daí é só fatiar esse tijolão pra conseguir os biscoitos. Os mais próximos das beiradas costumam ficar menos perfeitos, não preocupa que isso é normal. Asse em forno aquecido a 180° por cerca de 20minutos. Eles ainda estarão macios, mas endurecem depois que esfriam.

———————————-
Em 2014: biscoito 123 (com uma massa muitíssimo parecida com a de hoje)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar