Bolo invertido de maçã e caramelo

Bolo invertido de maçã com caramelo, bem simples, bem pequenininho mas bem gostoso! Ideal pra quem não quer um bolo enorme pra não ficar sobrando, mas quer um bolo diferente pra hoje…

bolo invertido de maçã

Esse bolo faz parte dos upside down cakes, ou seja bolos invertidos, que são assados com a fruta e o caramelo no fundo da forma pra conseguir esse resultado. E eu custei a conseguir fazer esse! Na primeira tentativa o caramelo vazou e cobriu o fundo do fogão resultando num cheiro de queimado horrível e um bolo seco no topo. E foi quando eu aprendi a sempre forrar a assadeira com papel alumínio por fora. Em outra tentativa o caramelo ficou muito líquido e queimou o papel alumínio, vazando novamente. Foi quando comecei a colocar outra forma por baixo.

Quando finalmente acertei nisso tudo, o papel manteiga ainda grudava nas maçãs resultando num bolo pelado! Isso dá pra resolver acertando o ponto do caramelo e untando o papel mesmo assim. Tudo isso tá resolvido na receita abaixo, inspirada em uma do LiveWellBakeOften, e com alguns ajustes pra garantir que vai dar tudo certo! Pra quem não gosta do caramelo tão escuro dá pra tirar a canela dele e cuidar do açúcar. Não aconselho trocar pelo refinado porque os pontos deles levam tempos diferentes, mas existem mascavos mais claros e mais escuros. Eu usei um bem escuro dessa vez, mas com um mais clarinho o caramelo vai ficar mais suave.

bolo invertido de maçã

Atualização: em 2020 eu refiz as fotos desse bolo e aproveitei pra gravar um vídeo com o passo a passo. Ainda aproveitei todo esse gás e atualizei a receita também. Troquei o caramelo das maçãs pra usar o açúcar refinado, o resultado é um caramelo ligeiramente ais claro, que deixa as maçãs assadas aparecerem plenamente. Também tirei a canela do caramelo, acho que com o tempo fui percebendo que ela não aparece tanto assim nele. Mas se você acha que vai sentir falta pode sim adicionar uma pitada de canela sobre as maçãs. E falando nas maçãs, eu costumo pegar a mais ácida que tiver disponível. Por último, eu tenho ignorado a essência de baunilha em muitas receitas. Isso tem acontecido por muitas questões mas fica sempre a dica: baunilha nem sempre é essencial, mas quase sempre pode ser adiciona. Se você adora é só acrescentar 1 colher chá na massa.

Por ultimo, uma dica caso você não tenha uma forma de fundo falso ou dessas que solta a lateral: corte algumas tiras de papel manteiga que sejam longas o bastante para correr pelo fundo da forma e subir as duas pontas pelas laterais. Forre a forma com umas 3 tiras dessas, formando quase um cesto, e por cima coloque o disco de papel cobrindo todo o fundo. Depois monte o bolo normalmente. Se feito corretamente essas tiras vão ajudar a retirar o bolo da forma sem desmontar, bastar correr a faca pela lateral e depois puxar as tirar de papel para retirar o bolo da forma.

bolo invertido de maçã

Bolo de maçã caramelada – original aqui

25g de manteiga sem sal
4 colheres sopa de açúcar refinado
1 maçã grande – ou duas muito pequenas

3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 colher chá de canela em pó
50g de manteiga sem sal pommade
1/3 xícara de açúcar refinado
1 ovo grande
1/4 xícara de leite

Unte uma forma redonda de fundo removível, e cerca de 15cm, e forre o fundo com papel manteiga, e depois unte o papel também. Tudo isso pra garantir que o bolo vai desenformar bonitinho. Se quiser garantir ainda mais: forre a forma por fora com papel alumínio e asse com ela dentro de outra assadeira.

Leve o açúcar refinado do caramelo ao fogo médio, mexendo delicadamente até ele dourar; adicione a manteiga e mistura até eles formarem um creme homogêneo. Transfira para a forma preparada e espalhe uniformemente. Fatie as maçãs, retirando o miolo, e espalhe sobre o caramelo, formando o padrão de desenho que você preferir.

Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o sal e a canela. Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Então junte o ovo e bata novamente até ficar homogêneo. Ainda batendo vá acrescentando a mistura de ingredientes secos e o leite, aos poucos e alternando cada um. Transfira a massa para a forma cobrindo todas as maçãs e leve para assar em forno aquecido a 180°.

Não deixe seu bolo invertido de maçã esfriar completamente antes de desenformar para que o papel não grude novamente no caramelo.

——————————
Em 2015: Pate à choux

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar