Pão de batata doce

Sabe aquele pãozinho doce, bem fofinho, caseiríssimo? Esse pão de batata-doce é assim!

Esses pãezinhos são uma adaptação do pão de abóbora que já apareceu por aqui muuito tempo atrás. A massa pode ser usada com qualquer tipo de tubérculo/raiz/legume como batata, baroa, cenoura, beterraba e por aí vai… A única mudança é a quantidade de farinha que vai depender muito da quantidade de água presente no legume escolhido.
Outra mudança que fiz nesse pão foi o fermento. Dessa vez usei o Levain, o que deu um toque integral pro resultado, mas não muito forte. Pra quem quiser usar o fermento de pacotinho na receita abaixo tem as quantidades também!

Pão de batata doce

250g de batata doce cozida
1 pitada de sal
1 ovo
2 1/2 colheres sopa de óleo
6 colheres sopa de açúcar
45ml de água
150g de levain* – receita aqui
cerca de 3 xícaras de farinha de trigo

*ou 10g de fermento biológico seco

Em um processador faça um purê com as batatas e adicione, ainda processando, o restante os ingredientes, exceto a farinha, até obter um creme homogêneo.
Se não tiver um processador amasse as batatas com um garfo e junte os demais ingredientes amassando/misturando bem até ficar homogêneo.
Vá adicionando a farinha aos poucos e comece a sovar a massa antes de adicionar tudo. Dependendo de muitos fatores pode precisar mais ou menos farinha, e é durante a sova que a gente percebe isso.
Quando a massa estiver lisa e coesa transfira para uma vasilha com tampa e deixe descasar até dobrar de volume. O tempo varia muito conforme a temperatura do dia e o fermento usado, então fique de olho.
Modele os pãezinhos e transfira para uma forma untada e enfarinhada. Pincele com uma gema batida, e se quiser uma casquinha mais escura misture uma colherinha de café na gema. Asse em forno aquecido a 200º até que dourem.

——————————
Em 2014: Hambúrguer de soja

Salvar

Salvar

Salvar