French Toast, ou rabanadas pro dia-a-dia

Já ouviram falar em French Toast? E rabanada todo mundo conhece né? Agora vamos as diferenças….

french toast

French toast, ou torrada francesa, é uma fatia de pão envolvida em ovo e leite e grelhada com manteiga. A gente vê muito em filmes e séries americanos, coisa típica de lá mesmo. A rabanada é fatia de pão, banhada no leite com açúcar (ou leite condensado), passada no ovo, frita em óleo e depois coberta com açúcar e canela. Iguaria que sabe-se lá porque, só comemos no natal.

Mas pera que ainda não acabou! Na França tem o Pain Perdu, que é como eles chamam a torrada francesa, até porque usar esse nome seria meio redundante… Em Portugal as rabanadas são fritas no azeite e continuam com o mesmo nome. Já na Espanha o leite é acompanhado de vinho e o nome é torrija. Enquanto isso na Argentina a corruptela é torreja.

Já deu pra perceber que todo mundo tenta aproveitar aquele pão que sobrou de anteontem né? E que fritura com açúcar ou mel também faz sucesso… E por aqui a gente continua comendo rabanada só no natal… Talvez porque elas passem a impressão de serem difíceis de fazer. Pelo menos aqui em casa, rabanada era coisa de fazer de baciada, levando o dia inteiro na tarefa fritando pão “pra aeronáutica inteira” como diria minha avó. Mas quando a gente mentaliza a french toast fica um pouco mais fácil. Não precisa fritar em imersão, então fica mais leve e faz menos sujeira… Sendo só pãozinho, fica pronto rápido e aí o café da manhã já ganha um gosto especial!

E claro, sempre dá pra cobrir com açúcar e canela e matar a saudade do natal, mas eu sugiro passar um pouquinho de mel logo que ela sair da frigideira. Porque sim, a frigideira faz o serviço e é bem mais fácil de manusear que a chapa.

french toast

French Toast

2 fatias de pão de forma ou 1 pão de sal
1 ovo
1 colher de leite
1 bocado de manteiga

Em um prato bata o ovo com o leite. E em um frigideira aqueça um bocado de manteiga, só o suficiente pra untar o fundo da frigideira. Vale usar uma chapa pra dar aquelas marquinhas de grelhado se quiser. Daí é só fatiar o pão se for o de sal, no formato que você preferir, molhar no leite/ovo em todos os lados e fritar/grelhar.
Eu gosto de comer com mel, mas também pode ser pura, com geleia, com mais manteiga ou polvilhando açúcar com canela, ou o que quiser né..

——————————
Em 2014: Peras ao vinho

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar