Bolo salgado de abóbora

Por aqui já teve bolo de abóbora (reparem na toalha das fotos desse…), bolo da casca da abóbora, e finalmente chegou a vez da versão salgada!

Conheci essa receita como torta salgada da abóbora, lá no Gordelícias, e apaixonei com a ideia. (Já deu pra perceber que eu sou fã do ingrediente né?)
E com algumas mudanças que fiz, como o formato da assadeira e a troca de recheio por cobertura a torta acabou meio que virando um bolo! Muito parecido com a textura do pudim/bolo de pão daqui de casa: bem úmido, quase um pudim… Só que salgado e com uma casquinha de queijo por cima! Delicioso!

Além do formato também troquei o caldo pronto por caldo caseiro que sempre tem por aqui. Pra quem não tiver, e/ou não gostar dos cubinhos de caldo, vale usar água com sal e caprichar mais nos temperos depois. Também não usei noz moscada, mas tinha na receita original, então fica a dica. E ainda diminui a quantidade de óleo, não sei bem porque mas reduzi 1/4. E como gostei do resultado final acho que pode ficar assim mesmo, bom que fica menos gordura pra gente ingerir…


Ah, e minha intenção era cortar em quadradinhos e servir como petisco meio fora de hora… Mas o pessoal aqui gostou mesmo foi de comer a noite com café! Vai entender…rs
Bolo salgado de abóbora – original aqui

500g de abóbora sem casca
caldo ou água para cozinhar
3/4  de xícara de óleo
1 xícara de leite
3 ovos
1 colher sopra de fermento químico
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 colher chá de orégano + 1 pouco pra cobrir
queijo minas curado ralado – a vontade

Cozinhe a abóbora no caldo ou na água, se for usar água ou se o seu caldo não tiver temperos acrescente um pouco de sal.
Quando a abóbora estiver bem macia transfira (sem a água) para o liquidificador. Acrescente os ovos, óleo, leite, sal e orégano e bata até obter uma mistura homogênea.
Em uma vasilha misture a farinha com o fermento e então junte o conteúdo do liquidificador e misture delicadamente até incorporar tudo.
Transfira para uma assadeira untada e cubra com o queijo ralado e mais um pouco de orégano. Leva ao forno aquecido a 200° até que doure. Esse bolo é mais úmido e não ficará completamente seco quando assado.

——————————
Em 2015: Bialys – meio que uma esfirra aberta

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar