Aranhas de brigadeiro – Halloween

Especial de Halloween começando, e hoje tem truque fácil pra deixar a mesa da festa mais apavorante: aranhas de brigadeiro com chocolate empastado!

aranhas de brigadeiro

Seja pra quem vai fazer aniversário temático de Halloween ou pra quem só quer um doce pra servir no fim do mês: brigadeiro é sempre boa pedida! A verdade é que essa receita tá mais pra truque viu, porque o brigadeiro todo mundo sabe fazer né? E se você quiser poupar trabalho é só encomendar os brigadeiros na doceira mais próxima e transformá-los nas aranhinhas…E o jeito mais comum de fazer as perninhas é derretendo e temperando o chocolate e então moldando as pernas com um bico de confeiteiro. E funciona viu…

Só que pra quem é a falta de jeito em pessoa (digamos, eu por exemplo) tem como facilitar a vida: empastar o chocolate. Isso quer dizer mudar a textura do chocolate para algo mais próximo de uma pasta mesmo. Desse jeito ele escorre menos e até seca mais rápido. Não é aconselhável fazer isso pra quem for fazer uma barra por exemplo, mas para detalhes mais delicados funciona muito bem. Inclusive para aqueles ovos de páscoa rendados. Aliás, foi numa aula de páscoa da Janaína Barzanelli que aprendi o truque. Só uma coisa: a bebida tem que ser destilada! Não adianta colocar vinho, ou suco ou água que o ponto não fica o mesmo.

aranhas de brigadeiro

Atualização: em 2018 refiz essas aranhas, para a gravação do passo a passo e algumas fotos novas; e fiz duas pequenas mudanças na receita original: cobri os brigadeiros com açúcar tingido de cinza, e colori um pouco o chocolate para as perninhas das aranhas. Essas mudanças são opcionais e fica a dica para o chocolate: as vezes o próprio corante já deixa o chocolate meio empastado, então pode ser que não precise adicionar o álcool.

aranhas de brigadeiro

Aranhas de brigadeiro

Brigadeiros enrolados
açúcar colorido
Chocolate meio amargo
corante
Conhaque

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire a vasilha com chocolate do calor e vá adicionando o conhaque gota a gota, misturando bem a cada adição. Quando o chocolate estiver com uma textura mais maleável, um pouco mais mole que massinha de modelar, transfira para um saco de confeitar com bico perlê pequeno, ou uma caneta de confeiteiro* com ponta fina.
Em um papel manteiga faça pequeno V’s de chocolate. Se preferir risque a lápis primeiro para ter uma referência. Espere secar completamente e então coloque 8 v’s, ou perninhas, em cada brigadeiro.

*caneta de confeiteiro é aquele cone de papel manteiga próprio pra desenhar com chocolate. Nesse vídeo dá pra ver como é fácil fazer.

——————————
Em 2014: Micheladas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar