Hotteok – Panqueca recheada… de nutella

Uma panqueca que já sai da frigideira recheada (no nosso caso com nutella), e que é bem simples de fazer, a receita de hoje é Hotteok.
hotteok-panqueca-de-nutella-cozinharoman-pt

Hotteoks são típicas da Coreia, onde são vendidas como comida de rua, e normalmente tem como recheio uma mistura de açúcar, canela e nozes trituradas. A primeira vez que ouvi falar nelas foi no site da Tastemade, e elas estavam sendo recheadas com queijo, manteiga de amendoim ou nutella. E claro que a ideia da nutella ganhou meu coração!

Eu já conhecia as tais panquecas recheadas com nutella congelada. Você espalha pequenos discos do creme em uma folha de papel manteiga e congela. Daí faz uma panqueca fininha, coloca a nutella congelada por cima e cobre com mais massa de panqueca. Parece super simples de fazer, mas eu nunca consegui…

Já as (os?) Hotteoks são recheados ainda crus e então fritos. E na minha cabeça isso pareceu muito mais simples! Quando você liga o fogo a panqueca já tá ali, recheada, completa e pronta pra ser frita. Você só precisa amassar ela na frigideira, o que é moleza.
E claro, eu mudei a receita um pouquinho. Primeiro que deveria ser 7g de fermento e eu usei 5g, por motivos de não temos balança. Se tiver vale pesar certinho, senão é só medir meio pacote, já que normalmente eles vem com 10g. E a versão da Tastemade pede parte farinha de trigo e parte farinha de arroz, que eu não tinha em casa. Então foi só trigo mesmo.

hotteok-panqueca-de-nutella

Eu fiquei preocupada de ter mudado muito a textura, apesar de ter adorado o resultado.Então fui procurar outras receitas e achei essa, que também só levava trigo, e com o recheio tradicional. (E cujo post tem uma história bem mais completa sobre essas panquecas, então vale super a visita…) E aí fiquei tranquila, e aproveito pra dar a dica: ignora a farinha de arroz que é mais cara, e as vezes mais difícil de achar.

Uma última dica: dá pra congelar! Essa é uma massa que precisa crescer e pode ser muito demorada pra fazer de manhã logo antes de sair. O truque é: aproveite um dia tranquilo, faça um monte de hotteoks e congele. Depois é só usar o forno, micro-ondas ou torradeira e esquentar/descongelar só a que for comer. Difícil ficar mais prático né?

Hotteoks de nutella – original aqui

5g fermento biológico seco – 1/2 pacotinho
3/4 xícara de água morna
1 3/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de açúcar
1/4 colher chá de sal
1 colher sopa de óleo
recheio – no caso nutella

Misture o fermento com o açúcar e a água e deixe descansar por cerca de 2 minutos.
Enquanto isso junte a farinha e o sal em uma tigela. Misture o óleo na água com fermento e junte essa mistura à farinha. Misture tudo muito bem, até obter uma massa homogênea e meio mole e puxenta. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 30minutos, ou até dobrar de tamanho.

Unte um pouco as mãos e soque a massa retirando todo o ar dela. Divida em 8 bolinhas.
Abra cada bolinha nas mãos, formando um disco com as bordas ligeiramente mais finas que o centro. Isso vai ajudar na hora de fechar. No centro da massa coloque uma colherinha do recheio, no caso nutella, e feche formando uma trouxinha. Com os dedos vá apertando as dobras da trouxinha pra fechar bem e depois enrole a massa novamente formando uma bolinha perfeita de novo.
Repita esse processo com toda a massa. Esquente uma frigideira antiaderente (ou untada com óleo) e frite uma bolinha por vez. Vá apertando com uma espátula até amassar a bolinha em uma panqueca. Repita com todas.

Agora a melhor parte: dá pra congelar (dependendo do recheio, claro). Para isso congele as panquecas em uma bandeja/prato/assadeira e depois guarde em uma sacolinha no congelador. Na hora de comer vale descongelar no forno, na frigideira, no micro-ondas e até na torradeira, se ela tiver a função descongelar.

——————————-
Em 2015: salada refrescante de tomate

Salvar