Bolo de limão com sementes de papoula

Sementes de papoula! Finalmente consegui experimentar esse trem! E é gostoso viu?

Eu já tinha visto várias receitas com sementes de papoula, mas elas sempre caíam no hall das “receitas pra um dia quem sabe” por conta da dificuldade de encontrar o ingrediente. Algumas até foram adaptadas pra serem feitas sem as sementes; caso desse bolo de limão com tomilho. E aí finalmente descobri um empório daqui da cidade que vende as tais sementes de papoula! Dica da Milika Gourmet que agradeço muito!

Falando em dica, fica uma: quando não encontrar algum ingrediente sempre vale a pena pedir pro pessoal daquela loja que você compra sempre. Às vezes eles conseguem trazer especialmente pra você, ou percebam que existe interesse. Sim, parece dica boba, mas volta e meia a gente nem pensa nesse tipo de coisa…
Bolo de limão com sementes de papoula

Com as sementes em mãos fui caçar uma receita no caderninho, e lembrei desse bolo do Sweet Paul. A massa é tão boa que não mexi em nada. Só reduzi as quantidades pela metade pra fazer um bolo menor. A única coisa que mudaria é a quantidade das sementes, eu colocaria um pouco mais. O sabor delas ficou extremamente suave e acho que algo um pouco mais forte ficaria melhor.

Pra quem não conhece o sabor e vai tentar pela primeira vez, meia colher é o suficiente. Já dá pra perceber o sabor e descobrir se gosta ou não. Mas pra quem já conhece e gosta, minha sugestão é colocar 1 colher mesmo, pra elas poderem aparecer mais.
Bolo de limão com sementes de papoula

Bolo de limão com sementes de papoula – original aqui

1 limão grande – sempre vale o que você preferir
2 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 xícara + 2 colheres sopa de farinha de trigo
3/4 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher sopa de sementes de papoula
65g de manteiga sem sal

Misture a farinha, o fermento e as sementes, e reserve.
Derreta a manteiga, desligue o fogo e junte as raspas e o suco do limão, e reserve.
Bata os ovos com o açúcar até formar um creme bem fofo e claro.
Ainda batendo adicione metade dos secos, então os líquidos e depois o restante dos secos. Quando a massa estiver homogênea transfira para uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno já aquecido a 200° até que doure.
Depois de que esfriar desenforme e cubra com uma camada fina de açúcar de confeiteiro.

——————————
Em 2014: Sucos verdes

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar