Brownie de chocolate com abóbora

Um brownie de chocolate leve e úmido, marmorizado com um creme de abóbora!
brownie-de-chccolate-com-abobora-cozinharoman-pt

Esqueça os brownies fit, com vegetais batidos e misturados na massa. Essa massa é rica em manteiga e chocolate e açúcar. É um brownie tradicional. Só que misturado, levemente, com abóbora.
Achei essa receita no A Beautiful Mess, me encantei com a ideia e corri pra fazer. E não vi nem senti abóbora nenhuma. Então, na segunda tentativa fiz a grande mudança na receita: meio que tripliquei a quantidade de abóbora. E aí sim consegui o resultado que queria.

É importante dizer que eu sempre considerei a abóbora como ingrediente bom pra preparações tanto salgadas quanto doces. Abóbora assada com azeite pro almoço? Adoro. Mas sabe doce de abóbora? Um dos meus favoritos da vida! E isso vale pra praticamente qualquer abóbora que você queira usar.

Aqui eu usei a abóbora de pescoço (tb chamada abóbora de porco) que, em grande parte, não tem sementes. Ela também é naturalmente mais docinha, então costuma ser a mais usada para doces. Mas a verdade é que a única diferença pode ser na quantidade de açúcar na mistura. E isso pode ser resolvido provando a massa e vendo se precisa de mais.

Uma outra dica é que algumas abóbora tem mais fiapos que outras. Eu fiquei com preguiça de passar no liquidificador, ou na peneira, pra me livrar dos fiapos. O resultado foi um brownie gostoso mas que podia ter ficado mais bonito. Então se sua abóbora tem fiapos lembre: passe no liquidificador ou na peneira antes de medir.

brownie-de-chccolate-com-abobora-cozinharoman-pt2

Brownie de chocolate com abóbora – original aqui

100g de manteiga sem sal
125g de chocolate meio amargo
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 clara
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
3/4 xícara de abóbora cozida e amassada
1 ovo
1 gema
2 colheres sopa de açúcar

Misture  a abóbora com o ovo, a gema e as colheres de açúcar até obter uma mistura homogênea e reserve.
Derreta a manteiga com o chocolate e deixe amornar. Em uma tigela bata os ovos, a clara e a xícara de açúcar até formar um creme claro. Adicione a manteiga com chocolate aos poucos e sempre batendo. Misture, delicadamente, os ingredientes secos à essa mistura até incorporar totalmente.

Transfira a mistura de chocolate para uma forma com papel manteiga. Delicadamente cubra a massa com a mistura de abóbora, misturando apenas para dar um efeito marmorizado. Asse em forno aquecido a 200°.

——————————-
Em 2015: Levain

Salvar

Salvar

Salvar