Batata Hasselback no palito, ou tornado de batata

Hasselback é um tipo de corte feito em batatas assadas, que levam esse nome por conta do hotel em Estocolmo onde foram criadas. Para fazer uma batata hasselback é só fatia-la bem fino sem chegar até o fim. A batata fica inteira mas parecendo uma sanfona. Depois dá pra rechear ou apenas temperar antes de levar pro forno.

Batatas Hasselback ficam lindas e servem tanto pra dar um charme a mais pro almoço quanto como entradas. E elas só perdem pro “tornado de batata”. Essa é uma tradução bem porca pra potato tornado, a batata hasselback no palito.

batata-hasselback-cozinharoman-pt

Lembram das espirais de salsicha, ou cachorro quente no palito? O princípio é o mesmo, só que com batata. Dá pra fazer batatões, como eu fiz, e servir no almoço, ou mini batatas e servir como petisco, em palitinhos. O tempero também pode variar de acordo com o que será servido junto. O mais básico de todos? Sal, pimenta e orégano.

O que mais me ajudou foi o furador feito na hora, num momento de “filha, que isso que vc tá fazendo?”. Minutos depois ganhei ferramenta nova pro Cozinha. ^_^
Mas qualquer furador de gelo ou ferramenta similar serve pra ajudar a perfurar os batatões.
batata-hasselback-cozinharoman

Batata Hasselback no palito – original aqui

batatas com casca
palitos de churrasco
furador de gelo – opcional mas facilita muito
manteiga sem sal
sal e pimenta
temperos a vontade – usei orégano

Lave bem as batatas e retire quaisquer machucados e “olhos”.
Coloque a batata ainda crua no palito de churrasco, como um picolé. Se tiver o furador de gelo comece com ele, vai facilitar muito. e não tiver, é só ter paciência. Alguns palitos podem ficar úmidos e acabarem quebrando, é só começar de novo. Com prática acaba ficando mais fácil também.

Com uma faca bem afiada corte uma diagonal contínua por toda a batata, fazendo a espiral. Use o palito de churrasco como guia de até onde a faca deve ir. Quanto mais finas as fatias da espiral mais crocante a batata fica no final. Aí é só calibrar a largura de acordo com sua vontade.
Equilibre o palito sobre uma assadeira sem deixar a batata encostar no fundo da assadeira. As forma de bolo inglês são ótimas pra isso. Pincele com manteiga e tempere. E leve ao forno a 230° até que a batata doure e fique crocante.

Salvar