biscoito estrela de vidro – especial de natal

Biscoito estrela com o centro em “vidro” colorido!
biscoito estrela de vidro

Quando vi esses biscoito estrela achei que era impossível, que a pessoa tava inventando e que nunca que ia dar certo. Como acontece na maioria desses casos, eu estava errada. Não só é possível fazer esse centro semitransparente nos biscoitos, mas ainda por cima é bem fácil.

A parte mais difícil por aqui foi achar as balas. Jolly Rancher não é vendida por aqui, então a nãos ser que você more no exterior ou em cidade grande (como São Paulo) pode ser complicado usar a bala original. Eu usei essas Sweet Kiss, últimas encontradas no baleiro de um mercado. Mas a notícia boa é que qualquer bala tipo vidro (colorida transparente e dura) serve pra essa receita. E, bem mais fáceis de achar, aqueles pirulitos de coração vermelho funcionam também!

(Não encontrou nem bala nem pirulito? Relaxa que no final da receita tem jeito alternativo de fazer um biscoito bonito com centro colorido também)
biscoito estrela de vidro

Balas encontradas, é só escolher seu biscoito favorito! Dê preferência para massas que não deformam no forno. Aqui usei o sugar cookie, ou biscoito de açúcar, que já apareceu por aqui e é um dos meus mais confiáveis pra não deformar. Apenas dei um toque natalino com os temperos. Pra quem quiser ainda mais gosto de natal, tem os Biscoitos de Especiarias, que também viraram estrelas por aqui em 2014!

PS: a receita original diz que é sem glúten, mas usa uma farinha especial sem glúten; e não especifica de que é feita essa farinha. Mas quem tiver uma receita similar, que não deforme e não tenha glúten…. Por favor, compartilhe nos comentários pra gente deixar essa receita mais acessível! 😉

Biscoito estrela de vidro – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento químico
1/4 colher chá de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz moscada
Balas tipo vidro*

*Eu usei uma chamada Sweet Kiss e as mais famosas são as Jolly Ranchers. Também funciona com aqueles pirulitos vermelhos em formato de coração.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Junte o ovo e bata até ficar homogêneo. Junte então a farinha, o fermento, o sal e os temperos e misture até incorporar totalmente. Embale a massa em plástico filme e leve para a geladeira por pelo menos 1h.
Abra a massa, já fria, em uma bancada levemente enfarinhada ou entre duas folhas de papel manteiga. Esse biscoito não cresce então abra a massa na espessura final que desejar, a minha foi cerca de 3mm. Corte os biscoitos e o centro deles e transfira para uma assadeiras com papel manteiga. Junte os retalhos de massa, amasse-os juntos e abra novamente. Se a massa começar a ficar mole, enrola no plástico de novo e volte pra geladeira por alguns minutos.
biscoito estrela de vidro

Corte as balas na metade e coloque os pedaço no centro recortado e cada biscoito. Leve ao forno, aquecido a 200°, até que o biscoitos estejam assados. Retire o forno e espere esfriar antes de retirar da forma. A bala terá derretido e estará muito quente, então cuidado ao manusear os biscoitos recém saídos do forno. Guarde os biscoito já frios em uma lata bem fechada por até 1 semana.

Pra quem não encontrou em bala nem pirulito: corte o centro de apenas metade das estrelas, e coloque uma estrela cortada sobre uma não cortada. Quando assar o biscoito vai formar uma tigelinha. Daí é só colocar um pouco de geleia no meio e pronto.
biscoito estrela de vidro

——————————
Em 2014: Pão de Queijo 2

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar