Sorvete de chocolate, de um jeito simples

Sorvete de chocolate, com poucos ingredientes e o principal: sem sorveteira!!!

Eu amo substituir uma comida comprada pronta por uma feita em casa. E uma das minhas maiores frustrações é que a maioria das receitas de sorvete exige uma sorveteira. Que eu não tenho; nem tenho planos de comprar por hora.
sorvete de chocolate

E é por isso que vamos ficar sem sorvete? Nem pensar!! Fui testando receitas e métodos pra chegar nesse sorvete de chocolate. A receita de hoje é baseada num simples mingau de chocolate que foi sendo adaptado até virar sorvete. Mas o principal é o método do banho-maria invertido. É ele que vai te ajudar a transformar outras receitas em sorvete também.

Porque é isso que uma sorveteira faz: ela injeta ar na receita enquanto resfria bastante. Aliás, esse é o mesmo processo da tigela de fazer sorvete que você acopla em batedeiras profissionais: uma tigela mega gelada enquanto aera a massa. E é isso que o banho-maria invertido faz também. Só que com uma tigela cheia de gelo e uma batedeira de mão.

Além desse truque, tem um detalhe nos ingredientes que influencia bastante também: o teor de gordura. Porque sorvete, principalmente industrializado, é basicamente isso: ar, gordura e açúcar. O açúcar evita cristalização, o ar dá leveza e a gordura cremosidade. E é por isso que eu usei nata. A parte chata é que muita gente não encontra nata pra comprar. A parte legal é que eu também não, mas eu “roubo” a minha toda vez que algum leite é fervido aqui em casa, e vou guardando no congelador até ter o suficiente pra usar em alguma receita.

Não quer ter esse trabalho? Tudo bem. É só usar creme de leite fresco, que é o que tem mais gordura. A porcentagem é quase a mesma da nata. Pra quem não tiver o fresco vale usar o de latinha sem soro, mas como a porcentagem é bem menor vai ter que bater mais vezes pra ficar cremoso. Mas pelo menos vai dar pra fazer né?

Sorvete de chocolate

1 xícara de leite
1 xícara de nata*
2 colheres sopa de amido de milho
4 colheres sopa de chocolate em pó
4 colheres sopa de açúcar

*pra quem não tiver nata: vale usar creme de leite? Vale, mas use o com maior porcentagem de gordura que você encontrar pra não perder muito em textura.

Monte um banho-maria invertido: uma tigela com cubos de gelo e água e outra tigela por cima. Reserve.
Em uma panelinha misture o amido, o açúcar e o chocolate. Dilua no leite e junte a nata. Leve ao fogo médio e misture até formar um mingau. Transfira para a tigela no banho-maria invertido e bata, com batedeira ou fouet, até ficar frio.
Leve pro congelador por cerca de 2h. Bata novamente (não precisa do banho-maria invertido agora) até ficar cremoso. Volte para o congelador por cerca de 8h. Bata novamente.
Dependendo do teor de gordura do seu sorvete você pode já conseguir uma textura legal nesse ponto, ou precisar bater e congelar mais algumas vezes.

——————————
Em 2016: Sorbet de Kiwi

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar