Tequila sour, ou drink da tequila azeda

Tequila Sour é um drink simples e leve pra quem quer ir além da tequila com sal e limão e não sabe por onde começar.

tequila sour

Sour é um termo usado pra bebidas que tem como base limão, algo que adoce e um goró. E as vezes clara de ovo. Lá em 2017 quando fiz esse drink pela primeira vez eu ainda torcia o nariz pra drinks com clara de ovo crua neles. E fiquei bem aliviada que essa versão não tinha esse ingrediente. Mas esse texto está sendo atualizado, em pleno 2022, e agora eu não só já provei drinks com clara como também aprendi a fazer e passei a gostar bastante.

Mas essa versão da tequila sour continua sem elas. Apenas limão, açúcar e tequila fazem desse drink o irmão gêmeo da margarita. Acontece bastante de drinks com nomes diferentes terem os mesmos ingredientes, só mudando a proporção ou o modo de preparo. Eu confesso que não me prendo muito a esses detalhes, principalmente porque sou a favor de a gente modificar a receita pro nosso gosto.

Com isso quero dizer que se você achar o drink muito ácido é só aumentar um pouquinho o açúcar. Ou se parecer apenas tequila gelada, umas gotinhas de limão resolvem. Enfim, pequenos ajustes que deixam a gente mais feliz! O que eu talvez indique não mudar é essa montanha de gelo triturado dentro do copo. Isso porque esse é um drink de sabor bem suave mas com teor alcoólico considerável. Então esse monte de gelo triturado vai diluindo o drink conforme a gente vai bebendo. Essa diluição é proposital pra deixar a experiência de beber o drink mais confortável.

Por isso, uma última dica antes da receita: como triturar o gelo. Tem liquidificadores (ou mixer) que prometem fazer isso. Mas o meu caseirinho, de lâminas comuns e jarra de plástico não faz isso muito bem. Eu acabo com uma puinha de gelo perto das lâminas e pedaços grandes demais mais pra cima. Então o que eu faço é colocar algumas pedras de gelo num pano de prato, dobrar bonitinho pra fazer um pacote e socar com toda a força usando o rolo de macarrão. Um martelo de carne também resolve. Dessa forma eu consigo controlar bem o tamanho dos pedaços.

Tequila Sour

Tequila Sour

Ingredientes
  

  • 1 1/2 dose tequila prata
  • 1/2 dose limão
  • 1 colher sopa açúcar refinado
  • Cubos de gelo
  • Gelo triturado
  • Limão para enfeitar

Instruções
 

  • Em uma coqueteleira misture o açúcar com o limão para começar a dissolver. Junte a tequila e alguns cubos de gelo e bata bem até gelar o copo da coqueteleira.
  • Encha um copo baixo com gelo triturado, coe o drink batido sobre o gelo e finalize com um gomo ou uma rodela de limão

——————————

Em 2015: Pão de queijo puf (aquele que é inflado, sabe?)
Em 2016: Picolé de biscoito

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar