Pesto, de patê a molho e mais variações

Pesto é um molho italiano feito, normalmente, com folhas de erva aromática (usualmente manjericão), castanha (tradicionalmente pinoli), queijo (italianamente pecorino) e temperos.
pesto em patê e biscoitos

Como adoramos fazer aqui no Brasil, essa receita já foi modificada inúmeras vezes e, hoje, encontramos pesto até de salsinha com nozes. Os sabores mudam drasticamente conforme mudam tanto a erva, quanto o queijo, quanto a castanha; e também os temperos claro. Mas acho que ficar discutindo se isso ou aquilo é ou não pesto dá na mesma que discutir se brigadeiro de capim-limão é brigadeiro ou não. A receita ficou gostosa? Cumpriu o dever de alimentar e deixar feliz? Então pronto né?

Por aqui o pesto manteve o manjericão italiano, trocou ligeiramente o queijo pra parmesão e abrasileirou completamente com a castanha de caju. E também mudei um pouco a textura. Normalmente o pesto é feito mais mole, como um molho, bom pra comer com macarrão. Eu fiz bem mais firme, na consistência de um patê, que era justamente o uso que eu tinha em mente no dia.

Também dá pra fazer uma textura meio termo e usar como recheio de pão trançado. 😉

Quer usar essa receita mas como molho? Sem problema! Adicione um pouco mais de azeite, e se quiser limão, até atingir a consistência preferida e pronto. O mesmo vale pra quem quiser trocar o queijo… Ou a castanha… Ou acrescentar uma salsinha..
Enfim como sempre por aqui: a base tá aí, agora é ó deixar sua imaginação comandar!

Pesto

3/4 xícara de parmesão ralado
1 xícara de manjericão*
3 colheres sopa de azeite
1 colher chá de sal
4 colheres sopa de castanha de caju picada
1 colher sopa de suco de limão

*Para medir o manjericão aperte bem as folhas na xícara

É só bater tudo no liquidificador; se achar que ficou muito firme acrescente um fio de azeite aos poucos.
Para um pesto rústico pique tudo com uma faca bem afiada até o tamanho desejado.

——————————-
Em 2016: Bicho de pé (aquele docinho de gelatina, sabe?)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar