Kahlua caseiro, também conhecido como licor de café

Kahlua caseiro é basicamente a versão artesanal de um licor de café com rum originalmente feito no México chamado (adivinha só) Kahlúa.

kahlua caseiro

O sabor do café é suave e não amarga; como bom licor ele é bem doce mas não enjoativo; e o rum branco não adiciona sabor marcante, só no final você sente que tem algo alcoólico. O licor tem diversos usos, desde drinks como White Russian e Touro Bravo, até saborizar trufas e bolos e sorvetes e tudo que você quiser. Mas a verdade é que sozinho com uma pedra de gelo ele já fica ótimo. Pra quem gosta de café após a refeição ele pode ser uma boa opção em tempos de calor.

Alguns pontos valem ser observados antes de passar a receita:

– O café: O sabor vai variar intensamente conforme o café, tanto o pó usado quanto o jeito de fazer. Eu fiz o café de sempre daqui de casa, pó de supermercado e coado no filtro de papel. Pessoas mais exigentes com o café podem querer investir mais nessa parte. O mesmo vale para as medidas que usei de pó e água. As da receita são apenas sugestões e o melhor seria você preparar o café do jeito que já tem costume, mas mantendo em mente uma versão “café forte”.

– A baunilha: Eu uso essência por 3 motivos: preço, acessibilidade e rapidez. Eu não tenho acesso a fava por aqui, o que acaba encarecendo. Mas se você puder usa-la, sugiro que o faça. Nesse caso prepare o licor e deixe maturando com a fava embebida nele por 2-3 semanas, e então coe. Se você não tem acesso não se preocupe, com extrato ou essência ainda fica uma delícia. Atualização: desde 2019-2021 só fiz sem baunilha e continuou bem gostoso; se você não tiver ou não gosta de usar essência não tem problema!

– O Rum: usei a mesma regra que uso toda bebida alcoólica que não é base de receita: nem a mais cara e top do mercado, nem a mais furreca barata que encontrar; uso as que posso pagar e tenho costume de usar nos meus drinks.

Agora vai lá, passa um café e guenta que já já tem receitas com sabor café por aqui…. 😉

kahlua caseiro

Kahlua caseiro – original aqui

1 1/4 xícara de café forte*
2 xícaras de açúcar
1 xícara + 2 colheres sopa de rum – usei o branco
3 colheres sopa de essência de baunilha

* faça o café conforme o seu gosto; eu usei 1 1/4 xícaras de água quente para 6 colheres sopa de pó e coei, como é o costume por aqui.

Passe o café e, com ele ainda quente, misture o açúcar. Quando o açúcar dissolver misture o rum e a baunilha. Guarde em uma garrafa tampada e na geladeira e assim ele dura alguns meses.

—————————–
Em 2015: Biscoito de fubá com limão
Em 2016: Bolo de baunilha

Salvar

Salvar

Salvar