Pão de chocolate, simples assim

Pão de chocolate que não é um pão recheado com chocolate, não é um pão coberto com chocolate, não é um pseudo-panetone pão com gotas de chocolate. É a massa do pão que é de chocolate mesmo!!
pão de chocolate, trançado com 4 pontas

A receita é minha, fruto de um monte de testes que tenho feito com o fermento natural, e o resultado me surpreendeu bastante. A ideia veio de um pão de chocolate comprado em padaria que só tinha chocolate na cor e no nome. Sabor de nada. Fiquei pensando se não daria pra fazer um pão que realmente tivesse sabor de chocolate. O resultado é esse pão mega macio, com sabor suave de bolo de chocolate e textura que me lembra um brioche mais pesado. Com uma surpresa: recém saído do forno ele tem a massa meio úmida, parecendo que embatumada em excesso. Mas assim que esfriar a massa termina e secar mas mantém a maciez. Muito bom!

Os ingredientes são bem simples de encontrar, talvez com exceção da nata, mas ainda assim valem algumas notas:

O fermento que usei foi o levain, fermento natural que cultivo em casa. Se você quiser usar o fermento biológico fresco use 30g, se preferir o biológico seco (aquele do pacotinho) use 10g. Esses fermentos crescem a massa muito mais rápido que o levain, então seu pão vai ficar pronto bem mais rápido. A má notícia é que eu não consigo calcular exatamente quando. Espere a massa dobrar de volume no primeiro crescimento, e dê pelo menos uns 40min pra ela no segundo.

A nata pode ser complicada pra maioria das pessoas encontrarem. Se você não tiver o hábito de, cada vez que alguém ferver leite, congelar cada bocadinho de nata que surge  (pra fazer rosquinhas), vale usar outro tipo de gordura. O creme de leite fresco pode ser usado na mesma quantidade mas talvez você precise usar mais farinha para conseguir modelar a massa. Tente não usar muito mais farinha para que o pão não fique muito pesado. Também dá pra usar manteiga, com a mesma quantidade a textura da massa não deve mudar muito, embora o sabor não fique tão rico. (vai continuar gostoso no entanto, prometo!)

Por último o chocolate. Eu uso um chocolate 50% que é apenas cacau e açúcar misturados. Se você não tem certeza do que tem o seu chocolate em pó e prefere usar cacau não tem problema. Das 4 colheres de chocolate transforme duas em cacau e duas em açúcar e pronto. Se você quiser usar achocolatado eu não me responsabilizo por quão doce o seu pão vai ficar. Mas ó, o pão é seu não é? Use o que te deixar feliz!
pão de chocolate, trançado com 4 pontas

Pão de chocolate

150g de fermento natural
75g nata
8 colheres sopa de açúcar
1 ovo
4 colheres sopa de chocolate em pó 50%
4 colheres sopa de água gelada
cerca de 2 1/2 xícaras de farinha de trigo

*** tem um monte de poréns e dicas e substituições pros ingredientes. Era tanta coisa que deixei no texto acima invés de colocar aqui***

Misture todos os ingredientes, exceto a farinha, até ficar homogêneo. Vá acrescentando a farinha e amassando bem. Sove a massa até ela ficar macia e a farinha acabar.
Deixe a massa descansar em uma vasilha fechada por cerca de 6-8h.

Prepare a forma em que for assar forrando com papel manteiga e untando o papel manteiga. Usando bem pouca farinha para que a massa não grude (nem em você nem na bancada) divida a massa e trance. Ou modele como você quiser.
Transfira o pão para a forma preparada e tampe. Aqui vale tampa, filme plástico, até sacola plástica pregada com fita crepe. O importante é tampar para que a massa não resseque. Deixe descansar mais 10-12h.

Enquanto o forno aquece cubra o pão com açúcar cristal. Asse no forno aquecido a 230°. Fica complicado falar dourar porque a massa já é escura, mas por aqui, trançado demorou cerca de 30min. Se tiver um termômetro pra conferir é por volta dos 92° que el tá pronto. Também vale conferir com um palito igual bolo.
pão de chocolate, trançado com 4 pontas

—————————–

Em 2016: Massa Sablé

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar