Muffins de limão com sementes de papoula

Muffins de limão com sementes de papoula! E não, essa receita não é a mesma do bolo de limão com sementes de papoula.
Muffins de limão com sementes de papoula

Já eu pra perceber que essa combinação é famosa né? E a fama toda é justificada pelo equilíbrio dos sabores. As sementes de papoula tem o sabor muito suave e um bolo com sabor muito forte poderia acabar apagando as coitadas do resultado final. É claro que dá pra fazer um bolo de limão mega ácido cujo sabor vai apagar todo o resto, mas normalmente essa não é a intenção né? Um leve aroma de limão já costuma deixar o bolo uma delícia, e sem brigar com os outros ingredientes.

Então o que esses muffins de limão tem de especial? Eles levam fubá!!! Eu tenho certa dificuldade em imaginar o fubá fora do angu ou da broa, mas foi uma surpresa muito boa. Ele dá mais sustância pra massa e não interfere no sabor (ponto pra ele). Ou seja, se você quer é fazer um bolinho fofinho, aconselho o bolo de limão dividido em forminhas de cupcake. O muffin de hoje é pra quem quer se alimentar com ele. Sabe quando a gente tá com pressa de manhã? Pega uma fruta, pega um muffin e pronto; dá até pra transformar num café em trânsito.

(confesso que ele também ficou ótimo pro lanche da tarde da preguiça)

Mudanças na receita? Dessa vez só o limão. A original é feita com limão siciliano como é costume em receitas estrangeiras. E eu fiz com o limão Taiti, como é costume aqui em casa. Dá certo, e fica gostoso. Mas sinta-se livre pra usar o seu favorito.
Muffins de limão com sementes de papoula

Muffins de limão com sementes de papoula – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
5 colheres sopa de fubá
raspas de 1 limão
3 colheres sopa de semente de papoula
2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
2 ovos
75g de manteiga sem sal
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher chá de extrato de limão*
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de suco de limão

Glacê:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher sopa de limão
2 colheres sopa de leite

* Não é essencial pra receita, mas se quiser dá pra fazer o extrato em casa mesmo: junta raspas de limão e vodka num vidrinho fechado e guarda num armário escuro por umas 2 semanas pelo menos. Pronto, extrato de limão feito.

Derreta a manteiga e reserve para amornar.
Misture, em uma vasilha, a farinha, o açúcar, o fubá, as raspas de limão, as sementes de papoula, o fermento e o sal. Adicione os demais ingredientes e misture tudo até ficar homogêneo.
Divida a massa em 12 forminhas de cupcake e leve para assar em forno aquecido a 200º até que dourem.
Depois de frio cubra com o glacê e, se quiser, decore com mais alguma sementes de papoula.

Salvar

Salvar