Gnudi simples, ou nhoque de ricota

Gnudi, quem conhece? Gnudi é uma corruptela de nudi, nu em italiano, porque esse prato pode ser considerado um ravióli pelado. Ou seja, apenas o recheio, nu, sem a cobertura da massa. Ele também pode ser chamado de nhoque de ricota por motivos de tudo quanto é bolinha cozida = nhoque.
Gnudi de ricota com molho de tomate

A maioria das receitas de Gnudi que encontrei são de ricota com espinafre, e eu imagino que seja uma combinação muito boa. Só que eu não tinha espinafre à mão, e achei essa sem espinafre. E fica muito bom também viu! Então pra quem não é fã de espinafre, fique a vontade que dá pra fazer sem. Também dá pra colocar outras ervas, como cebolinha ou manjericão para dar mais um camada de sabor.

O bom da comida salgada é que dá pra inventar na hora dos temperos!

E nessa de inventar eu acabo modificando um pouco a receita né? Mas essa nem precisou muito. Eu tive que acrescentar sal, talvez porque o meu parmesão não fosse tão salgado. E é sempre bom lembrar: quando cozinhando com queijos salgados, como o parmesão, coloque o sal apenas depois do queijo e prove antes.

E também não precisei drenar a ricota. A receita original pede que a ricota seja drenada por um bom tempo, mas a minha não soltou nenhuma gota de soro. Acho que isso vai depender do tipo de ricota usada. O nome do queijo pode ser o mesmo, mas o país de origem influencia muito; e aqui no Brasil as ricotas costumam ser mais secas mesmo.
Se quando amassar a sua começar a soltar muito líquido, transfira para o escorredor de macarrão e deixe na geladeira, com um prato embaixo, por cerca de 30min. E daí siga com a receita normalmente.

Por último: o molho! Eu usei molho de tomate caseiro, mas você também pode servir com manteiga e sálvia, como sugerido no original, ou o molho que preferir. Até sem molho, e aí vira um ótimo petisco.

Gnudi Simples – original aqui

350g de ricota
25g parmesão ralado
1 gema
noz moscada a vontade
sal a vontade
farinha de trigo suficiente para empanar

Amasse a ricota o mais fino que conseguir, se preferir passe pelo processador. Misture a ricota com o parmesão, a gema e a noz moscada. Quando a mistura estiver homogênea prove e acerte o sal. Leve a massa para a geladeira por pelo menos 30min, para ficar mais fácil modelar.
Faça bolinhas com a massa e passe cada uma em farinha de trigo. Transfira cada bolinha para uma assadeira/travessa enfarinhada, cubra com papel manteiga e leve para a geladeira por 24h.
Na hora de servir é só passar cada um por água fervente. Depois que boiarem conte uns 30segundos (não precisa ser exato, é só dar um tempinho) e retire. Sirva com molho de tomate e ervas ou o da sua preferência.

———————————
Em 2015: Vitamina de morango com coco

 

Salvar

Salvar

Salvar