Rocambole bicolor com doce de leite

rocambole bicolor listrado
Rocambole bicolor com massa simples e massa de chocolate, e recheio de doce de leite pra ficar ainda mais delícia!

Essa receita chegou pra mim, já deve ter uns 6 meses; veio no formato de vídeo, graças a uma querida amiga. Só que no lugar de um rocambole bicolor listradinho igual o meu, eram 3: um de onça, um de girafa, e um de zebra! Achei lindo, e também que seria extremamente difícil de fazer, então acabei enrolando horrores pra fazer…
rocambole bicolor listrado

Mas acabou que esse tal rocambole bicolor nem é tão difícil assim. A massa é simples de fazer e fica bem elástica, o que ajuda na hora de enrolar. Eu só tive que dobrar a quantidade de massa pra dar um rocambole de tamanho decente. (a receita abaixo já tá nas medidas que eu usei) E acabei trocando o recheio por um simples de doce de leite, que eu amacio com creme de leite. Mas isso dá pra trocar a vontade né gente? Use o seu recheio favorito!

A onça e a girafa eu deixo pra quando tiver mais controle do saco de confeiteiro; dessa vez foi listrado mesmo que é mais simples! Pra me ajudar a ter um controle maior eu desenhei, com lápis, no verso do papel manteiga, um quadriculado. E, igual o recheio, dá pra trocar esse desenho para o que você quiser!
rocambole bicolor listrado

Rocambole bicolor – original aqui

Massa branca
3 ovos
35ml de água
30ml de óleo
1 1/2 colher sopa de açúcar refinado
3 colheres sopa + 1 colher chá de açúcar refinado
7 colheres sopa de farinha de trigo

Massa Chocolate
3 ovos
35ml de água
30ml de óleo
1 colher sopa de açúcar refinado
3 colheres sopa de açúcar refinado
7 colheres sopa de farinha de trigo
3 colheres sopa e chocolate em pó 50%

Pra quem for usar cacau puro: as medidas de açúcar são as mesmas da massa branca e são apenas 1 1/2 colher sopa de cacau puro.

Recheio – sugestão
400g de doce de leite em pasta
cerca de 3 colheres sopa de creme de leite

Prepare uma forma de mais ou menos 30x40cm, forrando com papel manteiga. Eu aproveito e risco umas linhas no papel, com lápis, para ajudar na hora de desenhar com a massa. Também ligue o forno a 180° para ir aquecendo.

Para a massa branca bata as gemas com o primeiro açúcar, a água e o óleo. Quando espumar adicione a farinha, peneirada, e mistura bem até ficar homogêneo. Bata as claras em neve adicionando o segundo açúcar em três partes. Junte as claras à massa, também em três partes. Na primeira adição misture bem para incorporar completamente as claras e deixar a massa mais fácil e manusear. Nas adições seguintes apenas misture com delicadeza até as claras serem incorporadas.

Transfira a massa para um saco de confeitar e transfira para a forma fazendo o desenho desejado. Você pode usar uma sacola no lugar do saco de confeitar, como eu fiz, ou ignorar e ir na mão livre mesmo. Leve ao forno por cerca de 5min, apenas até a massa não estar mais completamente crua.

Enquanto isso faça a massa de chocolate. O processo é o mesmo da massa branca, adicionando o chocolate junto da farinha. Tem que peneirar ele também. Cubra a massa branca com a de chocolate, sem se preocupar muito com a aparência do bolo por cima já que é o fundo que vai aparecer. Volte ao forno por mais uns 10minutos, até que um palito inserido no bolo saia limpo. Mas não deixe dourar para não correr o risco de ele quebrar na hora de enrolar.

Com o bolo recém saído do forno retire da forma e passe uma espátula (ou faca) para facilitar separa-lo do papel manteiga. Espalhe o recheio formando uma camada fina sobre todo o bolo e enrole. A direção vai depender do desenho pensado e do tamanho final que você quer o rocambole. Aproveite o próprio papel em que ele foi assado para embrulhar o rocambole enrolado e leve à geladeira por pelo menos 2h para ele firmar. Depois é só servir!

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar