Biscoitos Arco-íris pro Dia de São Patrício

Biscoitos arco-íris! Mega coloridos e bem docinhos, esses biscoitos são pra homenagear São Patrício, mas bem podem figurar em qualquer festa né?
biscoitos arco-íris

Mas dia de São Patrício? Arco-íris? Biscoitos arco-íris? Como assim gente?

Então, o dia de São Patrício é uma data muito comemorada na Irlanda (ou República da Irlanda) que tem maioria católica, justamente por conta do dito santo. Dizem que foi Patrício que levou a religião católica para aquela ilha e por isso todo dia 17 de março os irlandeses comemoram o seu dia.
biscoitos arco-íris

E o que isso tem a ver com a gente, certo? Meio que a gente mora num mundo globalizado, com acesso a vários traços culturais de diferentes regiões… E a gente adora uma festa né? E os irlandeses adoram cerveja. Então aqui no Brasil essa festa acabou ganhando ares bem mais festivos e menos religiosos, com direito a muito chope verde. A festa se popularizou mais por aqui no últimos anos, mas mesmo quem não quer passar o dia a base de cerveja pode entrar na farra de outras formas.

E é aí que entram os biscoitos arco-íris! Alguns símbolos da Irlanda são os Leprechauns, uma espécie de duende pequeno ser mágico que pode te ajudar ou ferrar com sua vida. Eles que guardam o pote de ouro no fim do arco-íris. Por isso tanto o arco-íris, quanto a moeda de ouro, o trevo de quatro folhas e a cor verde em geral se tornaram símbolos dessa data.

Um último detalhe: essa massa é a mesma dos sugar cookies, só com um pouquinho a mais de farinha pra ficar mais fácil modelar. Mas dá pra usar qualquer massa que seja tranquila para modelar e manter a forma no forno.

biscoitos coloridos com retalhos de massa
Os retalhos de massa que não foram aproveitados no arco-íris podem virar esses biscoitinhos psicodélicos

Biscoitos Arco-íris

1 3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
100g de manteiga pommade
3/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1 colher chá de extrato de baunilha
corantes em gel ou pó, nas cores desejadas

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Junte a baunilha e o ovo e bata até ficar homogêneo. Junte a farinha, o fermento e o sal e amasse bem. Quando a massa estiver coesa divida em 6 partes não iguais. Você pode fazer isso apenas olhando o tamanho das partes de massa ou pesando cada uma.

Eu pesei a massa total, dividi por 21 e consegui 22 gramas. E fui multiplicando cada porção por um número a mais. Assim a menor porção tinha 22 gramas, a segunda tinha 2×22, ou seja 44 gramas, a próxima 3×22, ou seja 66 gramas e assim por diante até chegar a 6×22, ou seja 132 gramas. Parece complexo né? Mas assim fica mais garantido que os arcos tenham todos a mesma espessura.

Tinja cada parte de massa seguindo a ordem do arco-íris, da menor para a maior: roxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho. Ou das cores e ordem que você preferir.

Com a menor porção forme um cordão de massa de cerca de 25cm. Forme outro cordão de massa do mesmo tamanho e abra a massa com um rolo. Cubra o primeiro cordão com a segunda massa formando um cordão mais largo. Repita essa operação, respeitando a ordem das cores, até terminar co um cordão bem mais largo e vermelho.
Durante esse trabalho enfarinhe a bancada e suas mãos sempre que necessário, e se a massa ficar muito mole volte com ela pra geladeira por alguns minutos.

Se preciso corte pedaços da massa para que o cordão fique uniforme. Esses retalhos podem se unidos depois e formar biscoitos mega coloridos.

Leve a massa para congelar por 30min. Fatie o rolo de massa e depois corte cada disco ao meio conseguindo assim os arco-íris. Leve ao forno a 180°, em forma com papel manteiga, até que a parte de baixo comece a dourar. Deixe que esfriem antes de retirar da forma e então guardar em uma lata.

Se não ficou muito claro no texto é só conferir no vídeo 😉

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar