Brigadeiro de cenoura – especial páscoa

Brigadeiro de cenoura! Dá pra acreditar que fica bom? Mas fica…

brigadeiro de cenoura

Tem muito tempo que experimentei essa receita e na época experimentei seguindo a original certinho. Claro que dessa vez eu tive que mudar alguma coisa, mas acabei gostando bem mais do resultado de agora. Ficou um pouco mais cremoso e me lembrando mais a textura de brigadeiro.
brigadeiro de cenoura

Porque é isso mesmo: brigadeiro, com leite condensado e chocolate (branco) e tudo. Só que no lugar do chocolate tem cenoura. E não, não fica parecendo salada doce. Fica parecendo bolo de cenoura. Lembra do sabor do bolo (sem a cobertura) de cenoura? É esse sabor, só que mais docinho e na textura de brigadeiro!

As folhinhas foram feitas com chocolate branco, temperado e tingido. Pra mais detalhes sobre como temperar chocolate tem um post mais completo aqui. Eu tingi logo em seguida a terminar de a temperagem. Mas tudo isso é completamente opcional, sempre dá pra simplesmente enrolar e passar no açúcar ou em algum confeito. Garanto que vai continuar gostoso!
brigadeiro de cenoura

Brigadeiro de cenoura – original aqui

1 lata de leite condensado
2 xícaras de cenoura picada
25g de manteiga sem sal
50g de chocolate branco

No liquidificador bata a cenoura e o leite condensado até ficar homogêneo. Transfira para uma panela e junte a manteiga e o chocolate. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até soltar da panela. Transfira para um prato, para espalhar, cubra com um filme plástico, e deixe esfriar. Não leve para a geladeira para não endurecer demais.

Montagem

chocolate branco temperado
corante em gel verde
açúcar cristal
papel manteiga

Adicione corante ao chocolate até atingir um tom verde claro. Transfira para um saco de confeiteiro com bico fino, ou uma sacolinha com um pequeno furo. No papel manteiga desenhe as folhinhas das cenouras. Se preferir desenhe no verso do papel com um lápis para servir como guia. Deixe o chocolate endurecer antes de usar.

Com o brigadeiro já frio modele as cenourinhas e passe no açúcar cristal. Transfira para o prato/bandeja/forminha onde for servir e finalize com uma folhinha de chocolate. Para um acabamento faça marcações com as costas de uma faca.

Salvar

Salvar

Salvar