Licor de chocolate – Especial Páscoa

Licor de chocolate caseiro, sim! E vamos tirar o elefante (tum-duns) da sala: não estamos falando de Amarula caseiro.
licor de chocolate

Esse é um licor de chocolate. Não tem leite, creme de leite ou leite condensado pra suavizar o sabor. E a bebida alcoólica é a mais neutra que eu encontrei: vodka. Outra vez, para não diluir o sabor. O que eu procurava era um licor denso com sabor puro de chocolate. Praticamente uma calda alcoólica. E foi exatamente isso que eu fiz.

Essa receita é extremamente simples, basicamente uma calda com chocolate acrescida de vodka. Mas é aí que mora o truque! Ela é tão simples que deixa o chocolate brilhar sozinho! Isso, claro, não precisa te impedir de inventar em cima dela. Dá pra trocar a vodka por conhaque, por exemplo, e o sabor vai mudar completamente dependendo do conhaque escolhido. O mesmo vale pra calda. Você pode acrescentar um pedaço de canela ou casca de laranja e com isso conseguir aromas diferentes pro que antes era um licor simples.

Minha estratégia favorita? Lidar com pequenas quantidades. Comece com a receita abaixo, ou metade dela se for o caso. Vai acabar rápido, mas aí na próxima vez acrescente um pedaço de casca de laranja quando for ferver a água. Na outra não coloque nada na calda, mas use rum no lugar da vodka… E por aí vai. Com o tempo você consegue o seu próprio licor, com seus sabores favoritos.
licor de chocolate

Licor de Chocolate

2 1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de cacau em pó
2 xícaras de água
Vodka – a quantidade depende

Misture a água, o açúcar e o cacau e leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando. Assim que começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar, ainda mexendo, até começar a encorpar. Não precisa formar uma calda ponto fio, mas tem que engrossar um pouco pra não ficar muito ralo depois.
Assim que atingir o ponto tire do fogo e deixe esfriar. Meça a quantidade de calda e então adicione metade desse volume de vodka. Exemplo: 2 xícaras de calda para uma de vodka.

——————————
Em 2015: Geleia de maracujá com manga (sem açúcar)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar