Geleia de Caqui, e eu me rendi a falta do acento…

Geleia de caqui; é isso que você faz quando chega na sua casa uma caixa (dessas de feira) cheia deles! Sério era muito caqui…
geleia de caqui

Então depois de separar o mais verdes pra deixar amadurecer e alguns pra dividir com vizinhos/amigos/etc, ainda sobrou muito caqui pra gente conseguir comer antes que estragassem. E nessas horas eu lembro de ouvir que antigamente o povo fazia geleias, conservas, compotas, e afins pra não perder a produção. Então bora fazer geleia de caqui!

Pesquisei algumas receitas e acabei meio que adaptando todas junto da minha experiência com geleias. A maioria da receitas fala para passar o caqui na peneira e descartar a casca. Mas por aqui tal desperdício não é nem um pouco aceitável, então bati os caquis no liquidificador. Fica tão translúcida e fotogênica? Não. Mas o sabor continua delicioso e a textura ótima, então a receita final fica com as cascas mesmo.

Pra quem ficar na dúvida de colocar mesmo o limão ou não: ele ajuda a manter a cor avermelhada e o frescor do sabor da fruta, então meu conselho é mantenha!
E uma última nota: como sempre, quanto mais mais maduras as frutas mais gostosa a geleia.

Geleia de Caqui

700g de caqui – deu cerca de 6 caqui médios
1 xícara de açúcar
caldo de 1/2 limão – cerca de 2 colheres sopa
1/4 xícara de água

Antes de qualquer coisa higienize bem as frutas, lavando com uma escovinha com muita delicadeza para não romper a casca.
Bata os caquis no liquidificador com a água. Quando estiver homogêneo transfira para uma panela grande e adicione o açúcar e o limão. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando até atingir o ponto.

Para saber o ponto eu uso o truque do pires gelado: na hora que começo a receita coloco um pires no congelador. Quando quero testar o ponto coloco uma colherada na geleia nesse pires e espero 1 minuto antes de conferir.

Transfira para um vidro mas espere esfriar completamente antes de tampar. Guardada na geladeira dura vários dias.

——————————-
Em 2015: Quase Anne Frid (pra quem ficou confuso é um drink com morangos…rs)

Salvar

Salvar

Salvar