Farinha de Fubá torrado, anotada ainda na cozinha da vó

Farinha de fubá torrado, pra comer com arroz e feijão, pra fazer farofa, pra comer até com café. Sério. Calma que eu explico.
farinha de fubá torrado

Essa receita foi anotada num papelinho (pra variar) enquanto minha vó tentava me explicar o que, pra ela, era a coisa mais óbvia do mundo: como torrar fubá pra fazer farinha. Afinal, como assim você não sabe torrar farinha menina? Não sabia mas agora, graças a vó, sei. E tô muito feliz porque ô receita pra ser versátil!

A primeira coisa que fiz com a farinha foi misturar açúcar e comer junto de uma xícara de café. Isso mesmo, açúcar. A farinha é ligeiramente salgada, mas coloque uma parte de açúcar para umas 3 de farinha e pronto. A gente come seca mesmo, com uma colher e do lado a xícara com café. Estranho pra mim, mega comum uma geração pra trás, e uma delícia!

Não quer farinha doce? Mantenha ela salgada mesmo, junte um ovo mexido, a couve que sobrou do almoço de ontem e uma banana picada. E assim se improvisa uma farofa deliciosa e que foge do comum da farinha de mandioca. Ou só come a farinha com a comida mesmo. Arroz e feijão e farinha é uma combinação bem comum, mas que fica com sabor especial com essa farinha de fubá.
farinha de fubá torrado

Farinha de Fubá torrado

1 xícara de fubá
1/2 xícara de água filtrada

Misture o fubá com a água e deixe descansar por algumas horas. Eu gosto de fazer isso na noite anterior e preparar a farinha pro almoço.
Esquente uma frigideira e unte com um pouco de óleo. Passe o torrão de fubá (que se formou durante a noite) por uma peneira, direto na frigideira. Mexa de vez em quando, até que o fubá torre. Dá pra ver claramente quando o fubá perde a consistência de cru e fica torrado. Salgue a vontade. Ela pode ser guardada por alguns dias em um pote fechado

Dica extra da vó: funciona muito bem (na verdade fica ótimo) colocar um bacon ou torresmo pra servir de gordura no lugar do óleo.

——————————-
Em 2015: Beermosas

Salvar

Salvar